Fique ligado

Consulta do Cartão de confirmação está liberada para quem irá participar da reaplicação do Enem

A prova é direcionada aos estudantes que tiveram isenção na taxa de inscrição em 2020, mas não compareceram ao exame

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nos mesmos dias, o exame também será aplicado Pessoas Privadas de Liberdade - ©Marcello Casal / Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que irão realizar a reaplicação das provas nos próximos domingo (9 e 16) já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, a data, o horário e local de aplicação do exame.

Para acessar o documento, é necessário entrar na Página do Participante, informando login e senha

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Governo federal responsável pela aplicação do exame, recomenda que os estudantes levem consigo o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias da prova para evitar equívocos. 

A reaplicação é direcionada aos estudantes que tiveram isenção na taxa de inscrição no Enem 2020, mas não puderam comparecer ao exame. Inicialmente, a gestão Bolsonaro vetou a gratuidade na taxa de inscrição do Enem 2021 para tais estudantes devido ao não comparecimento na edição anterior, sem justificativa comprovada.  

Enem no STF 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, determinou a reabertura das inscrições para a edição 2021 para tais estudantes e a suspensão do veto. 

Toffoli afirmou que o veto à gratuidade é justificável, mas que não deve ser colocada em prática atualmente devido à pandemia de covid-19. "Não se pode exigir prova documental do que não pode ser documentalmente comprovado. O contexto excepcional de agravamento da pandemia, presente na aplicação das provas do Enem 2020, justifica que, excepcionalmente, se dispense a justificativa de ausência na prova para a concessão de isenção da taxa no Enem 2021, como garantia de que todos os estudantes de baixa renda possam realizar a prova", escreveu o ministro em sua decisão. 

Nos mesmos dias, o exame também será aplicado Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.  

Recomendações e dicas 

Nos dias dos exames, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante toda realização da prova. É necessário levar documento de identidade físico e uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.  

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não será permitida a entrada após o fechamento, por isso é recomendado sair e casa com bastante antecedência. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30, pelo horário de Brasília.  

É recomendado que os participantes levem lanche e água, para serem consumidos durante o exame, que tem longa duração. Também é recomendado levar o Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual consta o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante. 

Edição: Douglas Matos