Pandemia

Governo do DF cancela festas de carnaval de 2022

Aumento de casos de covid-19 e de gripe explicam decisão

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Pelo segundo ano, festas de carnaval no Distrito Federal são canceladas - José Cruz/Agência Brasil

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta quinta-feira (6), o cancelamento das festas de carnaval este ano. A folia estava prevista para ocorrer entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março. Em nota oficial, o governo justificou a decisão por causa do aumento dos casos de covid-19 e de infecções pelo vírus da Influenza, que está em plena circulação no país com novas cepas para as quais ainda não há vacina disponível.  

"O recrudescimento da infecção pelo vírus covid-19, agregado à nova variante da influenza, recomendam cautela, e o GDF decidiu cancelar desfiles, bailes e todo tipo de manifestação que provoque aglomeração, para a redução dos riscos de contágio", disse o GDF. É o segundo ano seguido que o carnaval é cancelado na capital do país.

:: Rio: Prefeitura cancela Carnaval de rua, mas mantém desfiles na Sapucaí e bailes em clubes ::

 "Mesmo com o alto índice de vacinação atingido pela população do Distrito Federal, o momento apresenta riscos, como comprova a superlotação de clínicas e hospitais. A medida visa manter a segurança das pessoas em primeiro lugar", acrescenta a nota. Agora, Brasília se junta as principais cidades do país, que também cancelaram seus carnavais, como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta, a Secretaria de Saúde do DF informou que a expectativa é por uma “explosão” de casos de covid-19 nos próximos 45 dias, impulsionados pela variante Ômicron. Segundo a pasta, no entanto, a maior parte dos novos infectados devem apresentar sintomas leves.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino