Fique ligado

Reaplicação do Enem acontece neste domingo; saiba o que levar no dia da prova

Aqueles que estiverem sem máscara de proteção não poderão ingressar no local de prova

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

provas de enem
A reaplicação é direcionada a Pessoas Privadas de Liberdade e aos estudantes que tiveram isenção na taxa de inscrição no Enem 2020, mas não puderam comparecer ao exame - Créditos da foto: Divulgação

Os estudantes que participarão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dois domingos, em 9 e 16 de janeiro, devem se atentar às regras acerca do que pode ou não levar nos dias das provas. 

Entre os itens obrigatórios, além de documento de identidade oficial com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta transparente e esferográfica de tinta preta, os candidatos devem estar com máscara de proteção facial, cobrindo nariz e boca. Aqueles que estiverem sem a máscara não poderão ingressar no local de prova.  

Itens recomendados   

Apesar de não ser um item obrigatório, é recomendável levar pelo menos uma máscara de proteção facial a mais para trocar ao longo do exame. Nos locais de prova, haverá álcool em gel, mas, ainda assim, é permitido que os estudantes também levem este item ao local. 

::Análise | As baixas no Inep às vésperas do Enem: o projeto de desmonte segue seu caminho::

Também se recomenda levar lanches, água ou outras bebidas, já que se trata de uma prova de cinco horas. Não é permitido levar bebida alcoólica.  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também recomenda ao estudante levar o Cartão de Confirmação da Inscrição. O documento, no qual constam informações como o local de prova, pode ser acessado pela Página do Participante.  

Itens proibidos    

Os candidatos não podem portar dispositivos eletrônicos, como celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agendas eletrônicas, gravador, pen drive, mp3, alarme, chave com alarme e similares. Fones de ouvidos também estão proibidos.   

::Enem: entenda por que profissinais do Inep pediram demissão na véspera do exame::

Também é expressamente proibida a permanência no local de exame com óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.   

Caso os candidatos levem qualquer um desses objetos, estes serão colocados dentro de um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador e lacrado. 

Horários 

No primeiro dia, em 9 de janeiro, a prova será de linguagens, códigos e suas tecnologia, ciências humanas e suas tecnologias e redação. Neste dia, os portões abrem 12h e fecham às 13h. O início das provas será às 13h30, com encerramento às 19h. No segundo dia, em 16 de janeiro, os estudantes deverão responder perguntas sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O horário de encerramento das provas será às 18h30. 

Enem no STF 

A reaplicação é direcionada aos estudantes que tiveram isenção na taxa de inscrição no Enem 2020, mas não puderam comparecer ao exame. Inicialmente, a gestão Bolsonaro vetou a gratuidade na taxa de inscrição do Enem 2021 para tais estudantes devido ao não comparecimento na edição anterior, sem justificativa comprovada.  

::A “cara do governo” no ENEM é a de destruição:: 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, determinou a reabertura das inscrições para a edição 2021 para tais estudantes e a suspensão do veto.  

Toffoli afirmou que o veto à gratuidade é justificável, mas que não deve ser colocada em prática atualmente devido à pandemia de covid-19. "Não se pode exigir prova documental do que não pode ser documentalmente comprovado. O contexto excepcional de agravamento da pandemia, presente na aplicação das provas do Enem 2020, justifica que, excepcionalmente, se dispense a justificativa de ausência na prova para a concessão de isenção da taxa no Enem 2021, como garantia de que todos os estudantes de baixa renda possam realizar a prova", escreveu o ministro em sua decisão.  

::Registro civil, racismo e "vida de gado" marcaram primeira prova do Enem::

Nos mesmos dias, o exame também será aplicado a Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.   

Edição: Douglas Matos