Assista ao vídeo

Japão acusa soldados de base dos EUA por aumento de casos de covid-19 no país

Tóquio afirma que militares estadunidenses não estão cumprindo as regras sanitárias do país

São Paulo (SP) |
Variante ômicron também faz aumentar os casos de covid-19 na Ásia - Justin Tallis / AFP

Com o aumento no número de casos de covid-19 no Japão, as autoridades do país estão aumentando as restrições sanitárias — e responsabilizando os militares dos Estados Unidos em bases no país pelo aumento de contágios.

Os ministérios japoneses das Relações Exteriores e da Defesa exortaram seus pares estadunidenses a adotar regras sanitárias mais rígidas para seus militares em solo japonês, que deixarão de fazer visitas não essenciais fora da base por duas semanas a partir desta segunda-feira (10) e deverão usar máscaras dentro e fora da instalação, exceto quando estiverem em casa.

O governador de Okinawa, que abriga as maiores bases estadunidenses no Japão, afirma que os soldados norte-americanos não cumprem as normas sanitárias locais e que estão se tornando propagadores do vírus, principalmente da nova variante ômicron.

:: Na Venezuela, oposição vence eleições no estado natal de Chávez ::

Outros países do sudeste asiático também registram o avanço da covid-19 e da variante ômicron.

Na China, as autoridades decidiram manter em confinamento a cidade de Xian, de 12 milhões de habitantes, onde foram registrados mais de 2 mil casos desde o início do novo surto pela ômicron.

Xian é agora a cidade com o maior número de casos de transmissão local na China desde o surto de Wuhan, no início de 2020.

Em Tianjin, cidade do norte da China, também foram implantadas medidas sanitárias após a detecção da variante ômicron e foi iniciada uma campanha de testes de ácido nucleico em massa para seus 14 milhões de habitantes.

Edição: Arturo Hartmann