Fique ligado

Escolas técnicas de SP divulgam lista de aprovados em vestibulinho

A matrícula deve ser feita entre os dias 11 e 13 de janeiro exclusivamente por meio da internet

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Àqueles que não possuem internet ou computador, a Etec irá disponibilizar o equipamento com acesso à internet - Foto: USP Imagens

O governo do estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (10) a lista de classificação geral e a primeira relação dos convocados do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2022. No total, serão preenchidas 87.415 vagas para os Ensinos Técnico, Integrado, Médio e de Especialização. 

Clique aqui para conferir a lista de aprovados.

A matrícula deve ser feita entre os dias 11 e 13 de janeiro exclusivamente por meio da internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. Para isso, é necessário fazer o upload dos documentos requisitados, nos formatos PDF, JPEG ou PNG. No dia 20 de janeiro, a partir das 15h, será divulgado o resultado da consolidação da matrícula. 

Àqueles que não possuem internet ou computador, a Etec irá disponibilizar o equipamento com acesso à internet. O interessado deve solicitar o atendimento na unidade em que foi aprovado e agendar data e horário. Caso todas as vagas não sejam preenchidas na primeira chamada, outras listas serão divulgadas.  

Documentos para matrícula 

O estudante deve apresentar documento de identificação (RG, RNE ou CNH dentro do prazo de validade); CPF; foto recente de rosto, com fundo neutro. Os estudantes que escolheram “escolaridade pública” no Sistema de Pontuação Acrescida devem fazer o upload do histórico escolar contendo o detalhamento das séries cursadas. 

Os documentos que estejam em outra língua que não o português devem ser visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acrescidos de tradução oficial.  

A depender do curso, as Etecs solicitam documentos específicos para a efetivação da matrícula. Para o Ensino Médio em todos os seus formatos, o estudante deve fazer o upload do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental; ou declaração de conclusão assinada por agente escolar da escola de origem. 

Para quem foi aprovado em Ensino Técnico: além do requisito para o Ensino Médio, também é possível fazer o upload de declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio. 

Os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer o upload dos seguintes documentos: histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela direção da escola de origem, com data e hora de emissão. 

Neste caso também é possível apresentar uma declaração de que está matriculado, a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA; ou boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação; ou documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas. 

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 pode apresentar o Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente. 

Para os cursos de Especialização Técnica, em cursos presenciais, a Etecs pedem os seguintes documentos: histórico escolar com certificado de conclusão de curso técnico equivalente ou declaração de conclusão do curso técnico equivalente, original, assinada por agente escolar da escola de origem.  

Para os cursos online de Especialização em Gestão de Projetos, basta o upload do certificado de conclusão de curso superior. 

Ao finalizar o upload dos documentos, o estudante deve salvar e enviar para gerar o protocolo de matrícula.  

Edição: Douglas Matos