Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

AGRICULTURA

Leite cede a pressão de agricultores gaúchos atingidos pela estiagem e atende parte da pauta

Governo se reuniu nesta segunda (10) com representantes rurais, movimentos sociais do campo e Frente Parlamentar

11.jan.2022 às 12h32
Porto Alegre
Redação

Outras demandas dos agricultores e movimentos do campo ficaram para serem tratadas em outra ocasião - Foto: Divulgação ALRS

Diante da forte seca que assola o Rio Grande do Sul e traz grandes prejuízos para o setor agrícola, representantes de agricultores e de movimentos sociais do campo, junto da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, apresentaram uma pauta de reivindicações ao governador Eduardo Leite (PSDB). Na reunião, neste segunda-feira (10), as entidades cobraram ações emergenciais para amenizar a situação.

O governador se comprometeu em atender parte das demandas. Entre elas a anistia dos programas Troca-Troca Milho para agricultores de municípios com decreto de emergência homologado e a priorização de liberação de recursos do Programa Avançar Desenvolvimento Rural. Leite também aceitou a proposta de criação de um comitê permanente para acompanhar a questão da estiagem e de ser o intermediário com o governo federal.

Outras demandas dos agricultores e movimentos do campo ficaram para serem tratadas em outra ocasião. Para o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar doRS (Fetraf-RS), Douglas Cenci, a reunião foi positiva, pois mostra que o governo começa amostrar disposição para diálogo.

“Embora os anúncios não atendam as nossas demandas e não resolvam os problemas que os agricultores enfrentam por conta da estiagem, o anúncio da anistia do troca-troca de milho e a criação do comitê para tratar da estiagem são um sinal importante”, avalia.

O deputado Elton Weber (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, também celebrou a primeira conquista da pauta elaborada pela Frente pela Fetraf-RS, MPA, MST, Unicafes, Coceargs, Fetag-RS, Famurs, Fecoagro e Farsul no último dia 6. "Saímos da reunião com o senhor governador com um ponto da pauta já atendido. Precisamos agora trabalhar o restante porque a situação é realmente séria.”

O deputado Zé Nunes, representando a bancada do PT na ALRS, lamentou que o governador se dispôs a avançar na pauta da estiagem com três anos de atraso. “O estado não está recebendo essa seca agora, em alguns lugares é o terceiro ano consecutivo de estiagem. Os agricultores perderam muito, um absurdo o custo da lavoura hoje”, disse. “O governo federal não fez absolutamente nada”, complementou.

Para ele, o governo de Leite precisa ser “mais incisivo, mais objetivo e motivado a pressionar o governo federal em busca da prorrogação de todos os créditos da agricultura e aplicação da Lei Assis Carvalho, pois os agricultores gaúchos precisam”.

Entre as pautas que necessitam de apoio federal estão a ampliação do prazo de Zoneamento Agrícola, a liberação de milho via Conab com 30% de subsídio, a compra de leite em pó com o objetivo de retirar estoque do mercado, Crédito Emergencial de R$ 20 mil por agricultor, entre outras.

O Rio Grande do Sul já tem 175 municípios em situação de emergência, confirme dados da Defesa Civil atualizados nesta segunda-feira (10). Destes, 52 tem decretos homologados e 23 tem situação reconhecida pela União.

* Com informações da Fetraf-RS e Assembleia Legislativa


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Feira do MST

Tudo o que você precisa saber sobre a 5ª Feira da Reforma Agrária que começa nesta quinta (8) em SP

INTERNACIONALISMO

Músico gaúcho integra missão da Flotilha da Liberdade de ajuda humanitária a Gaza

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.