Ouça e assista

Central do Brasil: campanha de vacinação de crianças começa com atraso de quase um mês

Para a especialista, avançar na imunização infantil ajudará no controle da pandemia

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - AFP
Precisamos vacinar as crianças porque a saúde delas é importante

O Brasil iniciou, nesta sexta-feira(14), a vacinação de crianças entre 05 e 11 anos contra a covid-19. Em São Paulo, um indígena de 08 anos, Davi Seremramiwe Xavante, tomou a primeira dose durante evento simbólico no Hospital das Clínicas.

Nos postos de saúde do estado, a vacinação começa, efetivamente, na segunda-feira(17) para crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas. Os outros estados começaram a receber as doses também nesta sexta-feira. 

Nesta quinta-feira (13),  desembarcou no Brasil o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 para crianças. A remessa com 1,2 milhões de doses do imunizante Pfizer é destinada a crianças de 5 a 11 anos. Diante do anúncio do Ministério da Saúde sobre a inclusão da vacina pediátrica no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI), algumas dúvidas foram levantadas pela população.

A vacina das crianças é a mesma  que é aplicada em adultos? Há efeitos colaterais? As crianças são afetadas pela covid-19? Essas e outras questões são respondidas na edição de hoje (14) do Programa Central do Brasil. A infectologista Raquel Stucchi participa do Entrevista Central e aponta as expectativas para a imunização das crianças no país.

"Precisamos vacinar as crianças porque a saúde delas é importante. Elas podem sim desenvolver quadros mais graves da doença e a vacinação evita", afirma.

A especialista acredita que o avanço da vacinação entre as crianças pode evitar o surgimento de uma nova variante e avalia os riscos da Ômicron para essa faixa etária.

"A Ômicron não nos preocupa, agora, em relação à gravidade, mas precisamos avançar na vacinação das crianças para que não propicie um ambiente para o surgimento de uma nova variante".

O Ministério da Saúde informou que crianças com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas serão as primeiras a receber as vacinas contra a covid-19 a partir desta sexta (14). Em seguida, a ordem de aplicação será das mais velhas para as mais novas. Stucchi avalia que o cenário de controle da pandemia possa melhorar com a aplicação desses imunizantes.

" Conseguiremos controlar a pandemia quando aumentar a vacinação, incluindo as crianças. O controle da pandemia significa menos riscos de adoecimento e mais saúde para todas as pessoas de qualquer faixa etária. É uma vacina segura que só trará benefícios", diz.

E tem mais!

Trilhos do Brasil traz algumas ações solidárias que tem atuado nas cidades brasileiras atingidas pelas fortes chuvas.
A ambientalista Gabriela Brasiliae participa do Embarque Imediato e relembra o caso de três pessoas da mesma família de ambientalistas que foi assassinada em São Félix do Xingu, no sul do Pará. A ativista também aborda a perseguição contra os defensores do meio ambiente no Brasil, que coloca o país entre os mais matam ativistas no mundo. 

Fechando o programa, a Parada Cultural indica a 2ª Bienal Black Brazil Art, que começou na quinta-feira (13) e segue com atrações até o dia 18 de julho. Todas as atividades são virtuais e gratuitas. A Bienal apresenta criações de artistas contemporâneos individuais e coletivos. Pintura, escultura, fotografia, instalação, têxtil, videoarte e performance são algumas das categorias em exibição.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

 

Edição: Douglas Matos