lazer

Como curtir a natureza em segurança? Confira dicas no Programa Bem Viver

A tragédia em Capitólio acendeu um sinal de alerta: é possível se prevenir em situações como essa?

Ouça o áudio:

Conversar com a população local é uma boa dica para curtir natureza com segurança - Foto: Ofini / Wikimedia
Tromba d' água, correnteza e rocha solta são alguns pontos importantes de atenção

A tragédia do último sábado (8) na cidade mineira de Capitólio acendeu um sinal de alerta para turistas do país e levantou uma questão: é possível se prevenir em situações como essa? Ou de outros acidentes em trilhas e cachoeiras?

A edição de hoje (14) do Programa Bem Viver conversa com o chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco Assis, que dá dicas de como aproveitar as férias junto a natureza, com segurança. O Inmet é responsável por emitir alertas de risco meteorológico pelo país.

Vale ressaltar que o que ocorreu em Capitólio foi uma tragédia que não deve se repetir cm frequência. Mas existem inúmeros outros riscos que a que turistas estão sujeitos quando resolvem aproveitar trilhas e cachoeiras, principalmente em locais desconhecidos por eles. Tromba d' água, cabeça d’ água, correnteza e rocha solta são alguns pontos importantes de atenção.

Além de utilizar recursos tecnológicos dos órgãos de controle, uma boa dica é conversar com a população local. Normalmente quem é da região sabe como funciona o clima e consegue prever só riscos.

Chuvas e secas

Em Minas Gerais, ontem (13) foi um dia de um pouco de alívio nas tempestades, mas alguns incidentes aconteceram. Um deles provocou imagens chocantes: o desmoronamento de terra que destruiu um casarão histórico de Ouro Preto (MG).

Segundo a Guarda Municipal, a área estava isolada desde cedo, por conta de um alerta a respeito de um pequeno deslocamento de terra no local. Por conta disso, ninguém se feriu. Ouro Preto é um dos 341 municípios em situação de emergência em decorrências das chuvas atingem o estado mineiro.

A comunidade do Distrito de Macacos, em Nova Lima (MG) está sem atendimento médico no centro de saúde devido à falta de água na região, decorrente das chuvas fortes registradas nos últimos dias. O transporte público também está suspenso, já que os acessos ao distrito continuam precários.

A mineradora Vale, que opera no local, disponibilizou caminhões-pipa para a comunidade. Mas a quantidade é insuficiente, segundo o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andre Luiz Freita Dias, que acompanha de perto a situação de Macacos.

No distrito, há um muro construído pela Vale para conter possíveis rejeitos da barragem B3/B4. A estrutura está sob curso de um pequeno ribeirão e é mais alta do que um prédio de 10 andares. Com a chuva dos últimos dias, o nível da água aumentou e não há vazão devido ao muro. Imagens captadas pela população mostram a água no limite do transbordamento.

Até o momento nenhuma casa foi diretamente atingida pela enchente, mas a preocupação é de um possível rompimento da barragem. Se ele ocorrer, a população tem apenas uma rota de fuga, a estrada Campos Costa, que também foi atingida pela chuva e tem trechos intransitáveis.

A Mina B3/B4 vai encerrar as atividades e passa por um processo arriscado de descaracterização, que envolve retirada de milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Já no sul do Brasil, ontem foi mais um dia de calor extremo. A cidade gaúcha de Uruguaiana, na fronteira com Uruguai, registrou a maior temperatura em 60 anos. O termômetro chegou a 41 graus. Em São Borja, também no Rio Grande do Sul, a temperatura passou de 44 graus.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta de onda de calor até o próximo (16). Os índices de radiação ultravioleta atingirão níveis entre 11 e 16, indicando cuidado extremo.

Independência pelo cacau

O Programa Bem Viver vai para a Bahia contar uma história emocionante: aproximadamente 150 agricultores são responsáveis pelo Assentamento Dois Riachões, referência na produção de cacau agroecológico.

Por anos, eles viviam sob condições análogas à escravidão em uma fazenda e hoje fazem o assentamento crescer junto com a produção e a renda das famílias.

Uma dupla de documentaristas foi conhecer a história deles e se impressionou com a alegria do grupo. O trabalho é feito sempre com cantos e risadas, fruto da conquista da terra regularizada após quase 10 anos de luta. O resultado foi o documentário “Cacau e Liberdade”.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes