Distrito Federal

Pandemia

Saiba como vai ser a vacinação infantil contra a covid-19 no DF

Crianças com deficiência ou comorbidades, e as de 11 anos sem comorbidades, serão as primeiras vacinadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Vacinação infantil começa neste domingo (16) no Distrito Federal, com a disponibilização de cerca de 16 mil doses. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Distrito Federal vai iniciar, neste domingo (16), a campanha de vacinação contra a covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. Os detalhes do esquema de imunização foram divulgados pela Secretaria de Saúde (SES-DF), na tarde desta quinta-feira (13), durante coletiva de imprensa.

Ao todo, cerca de 16,3 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech estão reservadas para os primeiros dias de vacinação. Ao longo de janeiro, o DF receberá um total 56,2 mil doses. O público total de crianças aptas a receber a vacina na capital do país foi estimado em 271.969 pelo Ministério da Saúde. A previsão é que todas as doses estejam completamente distribuídas até março. 


Estimativa da população de 5 a 11 anos no Distrito Federal, informada pelo Ministério da Saúde. / SES-DF/Divulgação


Cronograma de entrega

Janeiro:

1ª Entrega: 14/01/2022: 16.300 doses
2ª Entrega: 20/01/2022: 23.634 doses 
3ª Entrega: 27/01/2022: 16.300 doses 
Total: 56.234 doses

Fevereiro: 94.536 doses
Março: 109.434 doses

Quem pode se vacinar?

Por causa do número ainda insuficiente de doses para todo o público estimado, a vacinação infantil no DF obedecerá uma ordem de prioridade. Neste primeiro momento, crianças de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades, crianças de 5 a 11 anos sob tutela do Estado (em abrigos), além de crianças sem comorbidades de 11 anos, serão as primeiras vacinadas. 

- Crianças de 11 anos
- Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades
- Crianças de 5 a 11 anos sob tutela do Estado

No caso das crianças com comorbidades, um laudo médico deverá ser apresentado para comprovar a condição de saúde, no momento da vacinação. A lista de comorbidades previstas pela SES-DF inclui:

- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensa
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática

O secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, foi questionado, durante a coletiva, sobre a exigência de laudo em caso de crianças com evidente sinal de comorbidade ou deficiência, como síndrome de down, por exemplo. Segundo ele, é preciso "usar o bom senso".

No momento da vacinação, toda criança acompanhada da mãe, pai ou responsável, deverá apresentar documento de identidade e/ou carteira de vacinação. Segundo a SES-DF, haverá em cada região de saúde um médico para retaguarda na ocorrência de Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV) Grave. As unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão informadas dos pontos de vacinação que estarão abertos.

Pontos exclusivos

Serão 11 pontos exclusivos para imunização pediátrica, que funcionarão das 8h às 17h. Confira:


Pontos de vacinação para crianças entre 5 e 11 anos. / SES-DF/Divulgação

Além disso, haverá vacinação itinerante para atender crianças em abrigos e outras instituições, e aquelas com deficiência permanente e outras dificuldades associadas à locomoção. Pelo menos 6 mil doses estão reservadas para este atendimento, que será feito por equipes de saúde da família. Os detalhes sobre o serviço móvel, como horários e nomes das instituições, não foram informados pela SES-DF. 

Segurança e eficácia

Até o momento, 39 países da Europa e 14 da América Latina autorizaram ou iniciaram a vacinação contra a covid-19 em menores de 12 anos. Aproximadamente 8,7 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech foram administradas em crianças de 5 a 11 anos, no período de 3 de novembro a 9 de dezembro de 2021.

De acordo com os estudos, após duas doses, crianças de 5 a 11 anos apresentaram uma boa resposta de anticorpos. A eficácia foi de 90,7% para prevenção da covid-19 pelo menos sete dias após a segunda dose, por um período de 70 dias. Não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação do público infantil.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino