ALERTA

Vulcão entra em erupção em Tonga e causa tsunami com ondas de até 1,20 metro

O evento teve duração de oito minutos e foi ouvido a quase 800km de distância

Brasil de Fato|Recife(PE) |
Imagens de satélite mostram o momento exato da erupção do vulcão submarino, em Tonga, na Oceania - Reprodução/Twitter

Um vulcão submarino, na costa de Tonga, na Oceania, entrou em erupção, neste sábado(15), e causou um tsunami com ondas de até 1,20m que atingiram a capital do país, Nakuolofa. Alertas foram emitidos para Nova Zelândia, Canadá e Costa Leste dos Estados Unidos.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai durou, aproximadamente, oito minutos. A potência foi tão grande que o evento pode ser ouvido a quase 800 km de distância. Relatos apontam que foi similar a um estrondo de trovão. 

Continua após publicidade

O vulcão estava localizado a quase 60 km da capital Nakuolofa. As ondas causaram destruição. Várias casas foram atingidas. A população precisou ser deslocada para regiões mais afastadas do litoral. Retirado às pressas do Palácio, o rei Tupo VI foi levado para um local seguro, mais distante da costa. 

Algumas Ilhas do Sul do Pacífico registraram ondas gigantes. Há alertas de tsunami também para o Japão. 

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a agonia dos moradores fugindo das águas. Outras cenas, estas de satélite, também mostram por outra perspectiva o momento exato da erupção. 



 

Relatos de moradores descrevem que a cidade escureceu e que, na véspera, gás, vapor e cinzas saíram do vulcão. A recomendação é de que as pessoas fiquem longe dos lugares /mais ameaçados. 

Edição: José Eduardo Bernardes