Campanha infantil

Começa vacinação infantil no Distrito Federal; onze capitais já atendem crianças

Segundo Datafolha, 79% dos brasileiros apoiam a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos

|
A vacinação de crianças foi autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos no domingo (16) no Distrito Federal, outras capitais já deram largada na imunização infantil contra a covid-19. No caso da capital do país, os locais de vacinação ficarão abertos até as 17h, e a lista pode ser consultada no site da secretaria de Saúde.

Ao longo desta semana, a imunização deve começar nas seguintes capitais Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

::Sete dúvidas sobre a vacinação infantil que você precisa tirar agora::

Na primeira fase, será dada prioridade a menores com comorbidades (como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca síndrome de Down e outras) ou com 11 anos completos. De acordo com o portal Metrópoles, a primeira criança a ser imunizada no Distrito Federal foi Carlos Adalberto Pereira da Silva, que tem paralisia cerebral. Ele foi levado pela mãe a uma unidade básica (UBS) de Taguatinga. A vacinação é feita em 11 pontos em várias regiões administrativas, também chamadas de “cidades satélites”.


Imunização de crianças contra a covid já foi liberada em pelo menos 39 países do mundo, como Alemanha, Bélgica e Áustria / Marcelo Camargo /Agência Brasil

A partir de amanhã, será realizada uma campanha itinerante pela capital federal. São aproximadamente 268 mil crianças de 5 a 11 anos. Os pais devem estar presentes, ou a criança deve portar uma autorização por escrito.

:: Vacinação infantil: Brasil recebe segundo lote com 1,2 milhão de doses da Pfizer ::

Também hoje, pela manhã, a Pfizer entregou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica comprada pelo Ministério da Saúde. É o segundo lote do imunizante. O primeiro, na mesma quantidade, chegou na última quinta-feira (13). Há ainda um terceiro, previsto para chegar no próximo dia 27.

A vacinação de crianças foi autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo resistiu, mas no início do ano o Ministério da Saúde informou que não será exigida receita. De acordo com o IBGE, o país tem em torno de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária.

:: Vacina para crianças: em consulta pública, maioria é contra a exigência de prescrição médica ::

Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (16), 79% dos brasileiros com 16 anos ou mais apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, e apenas 17% são contra. 

Com informações da Agência Brasil e dos portais G1 e Metrópoles.