Pandemia

Bancários apresentam aos bancos medidas para conter a covid nas agências

Retorno ao home office e controle do acesso de clientes são algumas das demandas que bancos ficaram de analisar

|
A Fenaban informou que irá levar aos bancos as demandas apresentadas pelos representantes dos bancários e apresentar uma resposta - Divulgação/Sindicato dos Bancários de Pernambuco

Diante do avanço no número de casos de bancários contaminados pela covid-19, o Comando Nacional da categoria reuniu-se nesta terça-feira (18) com a federação dos bancos (Fenaban) para cobrar providências.

Os trabalhadores querem que os protocolos de segurança sanitária sejam mantidos para garantir a saúde e a vida da categoria. Também como forma de reduzir a propagação e o contágio da população pelo vírus e suas variantes.

Os representantes dos bancários também solicitaram à Fenaban a suspensão de visitas a clientes durante essa nova onda de alta de casos da covid-19.

Os bancários querem, ainda, a retomada do teletrabalho em home office e o compromisso com a não-demissão. Além disso, a volta do controle de acesso às agências bancárias e a melhoria do atendimento em telemedicina, entre outras reivindicações.

::Da promessa à realidade: bancos demitem milhares na pandemia e são alvo de ações na Justiça::

A Fenaban informou que irá levar aos bancos as demandas apresentadas pelos representantes dos bancários e apresentar uma resposta. Assim, uma nova reunião deve ocorrer na semana que vem.

“Já havíamos falado com os bancos anteriormente sobre a necessidade da manutenção da segurança quando fossem retomadas as atividades. Mas, neste momento em que a covid-19 está se espalhando, tanto nas capitais quanto no interior dos estados, de forma muito rápida (e, juntamente com ela, a gripe H3N2), os bancos retomaram as atividades e flexibilizaram os protocolos sem considerar este cenário, o que prejudica a segurança da categoria, dos clientes e de toda a população”, observou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Protocolos para todos

A dirigente alerta que os bancários com sintomas de gripe ou de covid-19 precisam ser afastados e a agência deve ser sanitizada. “Essa é a regra. Além disso, tem de fazer testes em quem está com sintoma e nos seus colegas de trabalho”, completou.

::"Banco é um lugar perigoso" para contágio do coronavírus, alerta bancária::

“Manter os protocolos é importante não apenas para garantir a saúde dos bancários, mas também para evitar o contágio da população e o surgimento de novas variantes”, acrescentou o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, também coordenadora do Comando, destacou a situação emergencial vivida novamente no Brasil e no mundo.

“Neste momento, precisamos ter a agilidade, a preocupação e atenção que tivemos no início da pandemia”, avalia.

“Nós e os bancos precisamos nos manter firmes para que a categoria não seja contaminada e para que as agências não sejam focos de propagação da doença”, afirmou, cobrando para que os protocolos sejam mantidos e os bancos garantam a distribuição de EPIs e demais materiais de segurança e sanitização.

::Entenda por que lucro de bancos cresce enquanto resto da economia encolhe na pandemia::

O que os bancários cobram

Sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados;
Afastamentos de bancários com casos confirmados e suspeitos até que o resultado do teste;
Testagem dos bancários;
Exigência do passaporte da vacina dos clientes;
Distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários;
Protocolo unificado;
Retomada do teletrabalho em home office;
Controle de acesso de clientes;
Redução do horário de atendimento para reduzir tempo de exposição;
Garantia álcool-gel nas agências e departamentos;
Manutenção de marcação do distanciamento;
Suspensão de visitas a clientes, pelo menos neste momento de alta de casos de infecção;
Melhorar o atendimento da telemedicina;
Compromisso com a não-demissão;
Antecipação da vacinação contra a gripe.