pandemia

Qual o tempo de isolamento? E se não houver teste? Programa Bem Viver tira dúvidas sobre covid

Confira depoimentos emocionantes de crianças que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus

Ouça o áudio:

"Fiquei muito feliz, as crianças vão ficar mais seguras contra o coronavírus", diz Ana Sofia, de 7 anos, indígena do povo Atikume e primeira vacinada de Santo André - Prefeitura de Santo André
Eu estava muito ansiosa para tomar a vacina e fiquei muito feliz, as crianças vão ficar mais seguras

Qual deve ser o período de isolamento? O que eu devo fazer se não conseguir realizar o teste? Em meio a escalada de casos de covid-19, ao avanço da variante ômicron e a falta de testes em laboratórios de diversas regiões, é comum que a população tenha novas dúvidas sobre como evitar contágios pelo coronavírus.

Por isso, a edição de hoje (20) do Programa Bem Viver convidou a professora Raquel Stucchi, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia, para esclarecer questões a respeito deste momento da pandemia.

A especialista também esclarece dúvidas sobre a vacinação, inclusive a de crianças, que teve início nesta semana em diversos municípios do país.

Vacinação infantil

A prefeitura de São Paulo abriu o cadastro para famílias se inscreverem para receber a xepa da vacinação infantil, aquelas doses que sobram no final do dia de imunização de grupos prioritários e que seriam descartadas. O cadastro foi carinhosamente apelidado de “xepinha” e pode ser feito direto nas unidades de saúde.

Quem já se vacinou, não esconde a alegria. O Bem Viver preparou um clipe emocionante com depoimentos de crianças que já receberam a primeira dose. Os pequenos esperam há dois anos pela proteção.

“Eu estava muito ansiosa para tomar a vacina. Fiquei muito feliz, as crianças vão ficar mais seguras contra o coronavírus”, disse a menina indígena Ana Sofia, de 7 anos, que pertence ao povo Atikume e mora em Santo André. “Foi emocionante! A vacina é para a nossa saúde”, disse Caio Desotti, que tem 11 anos e mora em São Caetano do Sul.

Naná Vasconcelos

O acervo do músico Naná Vasconcelos, reconhecido como um dos melhores percussionistas do mundo, está sem lugar para armazenamento e será encaminhado para um depósito em Recife.

O músico faleceu em 2016, e desde então os itens dele ficaram na casa onde vive a viúva, Patrícia Vasconcelos. Ela, porém, terá que entregar o espaço e os itens preciosos do músico ficarão sem o devido cuidado, já que o poder público não se manifestou para resolver a situação

Naná Vasconcelos foi considerado inúmeras vezes o melhor percussionista do mundo. É uma referência para diversos músicos, de diferentes estilos.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes