MIGRAÇÃO

Caravana de imigrantes reúne cerca de 500 pessoas em caminhada rumo aos EUA

Grupo de imigrantes saiu da cidade de Tapachulas, na fronteira entre Guatemala e México

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Em 2021, ao menos três caravanas de imigrantes partiram da cidade de Tapachulas no México - Wendell Escoto /AFP

A primeira caravana de imigrantes do ano partiu na madrugada desta sexta-feira (21) da cidade de Tapachulas, fronteira entre a Guatemala e o México, com cerca de 500 pessoas. O grupo estava há semanas acampado nas sedes do Instituto Nacional de Migração (INM), onde não obtiveram resposta sobre seus trâmites para legais para permanecer no território mexicano. 

A caravana possui imigrantes vindos de Honduras, Guatemala, Haiti, Colômbia e Venezuela. Durante 2021 pelo menos três grupos de imigrantes saíram de Tapachulas em direção aos Estados Unidos. 

Na última quarta-feira (19), autoridades migratórias mexicanas interceptaram um trailer na região de Tabasco com 16 imigrantes em situação irregular, que tentavam chegar aos EUA. O fenômeno das caravanas migrantes iniciou em outubro de 2018,  com um grupo que partiu da cidade de San Pedro Sula, em Honduras.

A crise imigratória na região centro-americana já é a mais grave da história recente. Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram detidas no ano fiscal de 2021, de acordo com o Escritório de Aduanas e Proteção Fronteiriça dos Estados Unidos. 

Entre janeiro e outubro do ano passado, 228 mil imigrantes ingressaram ao país, deste total, 123 mil solicitaram refúgio — o maior número dos últimos 15 anos. A Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados (Comar) também recebeu um recorde de pedidos de refúgio, um total de 131.448 solicitações. 

Edição: Thales Schmidt