Ouça e assista

Visibilidade trans: "as pessoas me boicotam quando veem que não sou padrão", diz MC Jupi77er

Para o artista, as produções culturais de pessoas trans são uma importante ferramenta de conscientização e respeito

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Arquivo Pessoal
Faltam oportunidades para os artistas trans na cultura

De acordo com um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Brasil tem cerca de 4 milhões de pessoas transgênero ou não binárias, quantidade que equivale 1,9% da população nacional. Mesmo diante dessa parcela considerável de brasileiros e brasileiras, essas pessoas ainda sofrem com preconceitos e invisibilidade.

O MC e poeta Juppi77er participa do Entrevista Central e traz reflexões sobre as várias pautas de luta da população trans, sobretudo dentro da cultura.

"As pessoas querem letras mais leves e não violentas, mas como não vou retratar nas composições a minha vivência ? Que passa por violências e marginalizações todos os dias".

O artista paulistano de 29 anos também fala  sobre a importância de debater a linguagem neutra nos espaços como forma de inclusão das pessoas trans.

"Não dá pra gente ignorar que existem pessoas trans que usam pronomes neutros e precisamos respeitar esses pronomes. A linguagem neutra vem para incluir e acolher essas pessoas", afirma.

E tem mais!

O Trilhos do Brasil traz duas iniciativas de estados diferentes que têm atuado durante a pandemia em ações solidárias.  No Embarque Imediato, a militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Izabel Grein, resgata a história do movimento e as principais lutas travadas em 38 anos do MST.

Em meio às diversas homenagens que enaltecem o legado da cantora carioca Elza Soares, que morreu nesta quinta-feira(20), aos 91 anos, no Rio de Janeiro, a Parada Cultural traz a história da artista e evidencia as denúncias que sempre trouxe em suas composições. Elza fazia da música um ato político, e denunciou por meio das canções o racismo, o machismo, a violência contra mulher e a desigualdade social no Brasil. 


Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Raquel Setz