Rio Grande do Sul

PANDEMIA EM NÚMEROS

RS tem semana com forte alta de casos confirmados de covid-19, aumento de óbitos e internações

Nos últimos 7 dias, média de óbitos mais que dobrou e total de casos foi maior que soma de outubro, novembro e dezembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre tem alta procura por testes em unidades de saúde em meio a aumento de casos de covid-19 no Rio Grande do Sul - Foto: Cristine Rochol/PMPA

O número de infecções diárias segue em alta no Rio Grande do Sul. Nesta semana, assim como ocorreu no Brasil como um todo, o estado quebrou vários recordes de contaminações confirmadas, sendo a quarta-feira (19) o dia com mais casos registrados desde o início da pandemia - foram 21.122. Segue aumentando o número de pacientes internados e os óbitos tiveram uma alta expressiva.

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 18.321 novos casos da doença, elevando o total de contaminações conhecidas para 1.669.817. Nesta terceira semana de janeiro, foram 114.842 casos registrados, número maior que a soma dos meses de outubro, novembro e dezembro.

A curva de contágios vinha de uma queda contínua no final de 2021, ficando na média de 5 mil casos por semana no mês de dezembro. Contudo, em janeiro, mesmo período da confirmação da chegada da variante ômicron no estado, a curva teve forte alta. Foram 18.876 casos na primeira semana, 61.552 na segunda, chegando agora aos quase 115 mil.

O número de vítimas fatais em decorrência da covid-91 também teve expressiva alta nos últimos sete dias. Com os 25 óbitos registrados pela SES hoje, a semana fecha com 109 mortes, mais que o dobro da semana anterior, em que 45 pessoas morreram em função da doença.

Com isso, a média móvel de óbitos por dia subiu para 16, após ter ficado em 6 na semana passada e 5 na primeira semana do ano. O aumento interrompe a sequência de queda que vinha sendo registrada desde o último pico da doença, no primeiro semestre de 2021.

Ao todo, 36.601 pessoas perderam a vida para a covid-19 no estado desde o início da pandemia. O RS é o quinto estado do país em número de óbitos e o quarto com maior número de casos confirmados da doença.

Hospitalizações seguem em alta

Os hospitais gaúchos seguem registrando alta nas internações, com maior intensidade nos leitos clínicos. Nesta sexta, subiu para 899 o número de pessoas com covid-19 confirmada nesse tipo de leito, além de 368 com suspeita da doença. Os casos confirmados são quase o dobro do registrado há sete dias, quando haviam 468 pessoas internadas, e mais de seis vezes que no início do ano, quando haviam 142 pessoas em leitos clínicos.

As hospitalizações em UTIs também estão em alta, o que se acentuou nesta semana. São 368 pessoas com covid-19 confirmada sob cuidados intensivos nesta sexta, além de 109 sob suspeita. Na sexta passada eram 208 casos confirmados em UTIs, enquanto a primeira semana de janeiro registrou o patamar mais baixo desde maio de 2020, com 145 internados.

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto também apresenta tendência de alta, estando na marca de 58,3% na tarde desta sexta-feira - faixa registrada no final de novembro de 2021. No início do ano, a taxa chegou a permanecer quatro dias abaixo de 50%.

Dos 2.320 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis em hospitais gaúchos, 1.251 estão ocupados, o que representa 53,9% de ocupação. Já nos hospitais privados, dos 775 leitos de UTI, 558 estão sob uso, uma taxa de ocupação de 72%.

RS coloca 12 Regiões Covid em Alerta

Nesta quarta-feira (19), o governo do estado colocou 12 das 21 Regiões Covid em situação de Alerta. São elas as regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Capão da Canoa, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul e Lajeado.

Segundo o Executivo, as regiões apresentaram não apenas um forte aumento de contaminações, mas também grande crescimento da ocupação dos leitos clínicos e de UTI. O Alerta é segundo nível de gravidade do sistema 3As de Monitoramento. Com isso, as regiões assim classificadas precisam reunir os municípios para apresentarem ao estado um plano de ação para conter a alta de casos.

Vacinação

Após o retorno do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o RS voltou a atualizar o painel de vacinação. O dado mais recente, de quarta-feira (19), mostra que 81% da população residente está com pelo menos uma dose e 72,1% está com o quadro vacinal completo.

Já com relação à população vacinável, que nesta semana passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 68,4% recebeu pelo menos uma dose e 76,8 está com o quadro vacinal completo.

O RS recebeu, até o momento, 22.707.136 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 22.543.479 aos municípios. Destas, 8.949.756 foram usadas para primeira dose, 7.927.270 para segunda dose e 304.922 para dose única. Foram aplicadas 86% das doses.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira