Fique ligado

Lote residual de restituição do Imposto de Renda está disponível para consulta

Cerca de 240 mil contribuintes receberão um total de R$ 281 milhões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Se o órgão não conseguir depositar o valor na conta informada, o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco no Brasil - Marcelo Camargo/ Agencia Brasil

O lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já está disponível para consulta desde às 9h desta segunda-feira (24). Cerca de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos, mas que acertaram as pendências com a Receita Federal receberão um total de R$ 281 milhões. 

Para o contribuinte saber se tem direito ao lote residual e qual é o valor, é necessário acessar o site da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e em "Consultar a Restituição". Ainda é possível fazer a consulta por meio do aplicativo do órgão disponível para tablets e smartphones. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Se o órgão não conseguir depositar o valor na conta informada, o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco no Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Caso o resgate não seja feito dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”. 

Edição: Ednilson Valia