saúde

Pandemia sem controle: Entenda os riscos do aumento do contágio no Programa Bem Viver

Para especialista não é possível afirmar que ômicron passará a conviver com a sociedade, com controle da pandemia

Ouça o áudio:

No último mês, o total de pessoas infectadas diariamente por covid-19 aumentou quase 40 vezes no Brasil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Não importa que a variante seja mais leve se ela infecta em velocidade maior

Dia após dia, o total de novos casos de covid-19 vem batendo recordes no Brasil, muito devido ao avanço da variante ômicron, mais contagiosa que as demais. Mesmo que o número de mortes não aumentem na mesma proporção, o virologista Rômulo Neris alerta que vivemos um cenário de risco e que não podemos afirmar que essa variante passará a conviver com a sociedade, levando ao controle da pandemia.

Continua após publicidade

“Não importa que ela seja uma variante mais leve se ela infecta em uma velocidade dez vezes maior”, diz Neris em entrevista à edição de hoje (24) do Programa Bem Viver. O especialista é membro da Equipe Halo, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne especialistas em ações de combate ao coronavírus.

No último mês, o total de pessoas infectadas diariamente por covid-19 aumentou quase 40 vezes no Brasil. A semana que terminou no último sábado (22) foi a pior no país desde o começo da pandemia. Antes mesmo do fechamento dos dados, foram registradas 770 mil novas confirmações da doença. O recorde anterior havia sido em março do ano passado, com 539 mil novos casos.

“Toda vez que uma nova variante surge a gente tem a sensação de que esse é nosso inimigo final. Mas nós não conseguimos controlar o quanto um vírus é capaz de se modificar. O que vai acontecer com essas variantes? Isso é impossível prever”, pontua.

Crime da Vale em Brumadinho

Na quarta-feira (25) completam-se três anos do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), quando um tsunami de lama tóxica devastou o município soterrando vidas, sonhos e projetos. Em meio a este cenário catastrófico, o denominador comum entre os atingidos é a busca incessante por justiça, que inclui garantia de renda, moradia, saúde e recuperação do meio ambiente.

Ao todo, 272 pessoas morreram e outras seis seguem desaparecidas. Para lutar por ações de reparação, as vítimas criaram o Fórum de Atingidas e Atingidos pelo Crime da Vale, que além de ser um ponto de apoio, representa uma possibilidade de enfrentar o sistema minerário.

Além das vidas humanas, a lama tóxica de rejeitos da Vale devastou a biodiversidade da região, já que atingiu a Bacia do Rio Paraopeba e o Lago de Três Marias, em Minas Gerais, e chegou até o mar, no Espírito Santo e na Bahia.

Em fevereiro do ano passado, o governo mineiro e a Vale assinaram o acordo para reparação dos danos provocados pelo crime de Brumadinho. Foram quatro meses de negociações e 200 horas de reuniões. Em nenhuma delas os atingidos foram ouvidos.

Nos encontros foi assinado um termo pelo qual a empresa deve repassar o valor de R$ 37,7 bilhões para recuperação da área. O montante é inferior aos R$ 55 bilhões pelo Ministério Público Federal, após receber uma série de análises independentes dos impactos causados

E enquanto isso, o julgamento criminal do caso continua. No ano passado, em novembro, a Polícia Federal indiciou 19 pessoas, a Vale e uma empresa Alemanha que foi responsável pela auditoria da barragem.

As pessoas físicas são consultores, engenheiros, gerentes e diretores da Vale. O inquérito policial está agora no Ministério Público Federal, que aguardava a conclusão das investigações para se manifestar e decidir se irá ou não denunciar os indiciados.

Sabotage

O Programa Bem Viver presta uma homenagem especial para Mauro Mateus dos Santos, eternizado como Sabotage, um dos maiores nomes do Rap nacional e da música brasileira.

Neste dia, em 2003, Sabotage foi assassinado com quatro tiros momentos depois de deixar a esposa no ponto de ônibus. O caso até hoje não está devidamente esclarecido. Um dos suspeitos de ter cometido o crime foi preso anos mais tarde, mas o motivo nunca foi revelado.

Sabotage teve uma carreira curta: foram 15 anos atuando como músico, o bastante para colocá-lo como uma referência indiscutível do Rap, com clássicos como “Rap é compromisso”, que dá nome ao único álbum lançado pelo artista, em 2001. Foram vendidas mais de 1,7 milhão de cópias, o que deu a obra o status de álbum “Diamante”, a categoria mais alta da produção musical.

Sabotage nasceu em São Paulo, em 1973. Além da música, ele atuou no cinema, como ator, em dois filmes: “O invasor” e “Carandiru”. Nesse segundo ele atuou também na trilha sonora e como consultor técnico.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes