Reivindicações

Sindicato dos Metroviários de São Paulo indica possibilidade de greve nos próximos dias

Decisão pela greve dependerá dos resultados da negociação com o Metrô que será realizada na próxima quarta-feira (26)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os funcionários reivindicam a reposição das vagas abertas por meio de concursos públicos em todas as áreas da empresa e aprovação da assinatura do Acordo da Jornada de Trabalho - Sindicato dos Metroviários de SP

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo indicou para a possibilidade de greve nos próximos dias, em assembleia híbrida realizada nos dias 20 e 21 de janeiro. Na ocasião, os trabalhadores decidiram pelo estado de greve e pela realização de um dia de manifestações com distribuição de uma carta aberta no próximo 27 de janeiro. 

Os funcionários reivindicam a reposição das vagas abertas por meio de concursos públicos em todas as áreas da empresa e aprovação da assinatura do Acordo da Jornada de Trabalho. 

Segundo Altino Prazeres, coordenador do sindicato, no ano passado, a Justiça determinou à empresa o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao ano de 2019. O Metrô, no entanto, só pagou uma parcela. 

:: Deputados querem instalar CPI da Lava Jato para investigar atuação de Moro na Alvarez & Marsal ::

“Finalmente, a Justiça determinou que no final de janeiro, no dia 31, a empresa pague a segunda parcela. Só que a empresa não chamou a gente pra negociar ainda. Nós temos a expectativa de que a empresa apresente a proposta. Caso a gente não receba, nós votamos pelo estado de greve como forma de pressão”, afirma Prazeres. 

“Soma-se a esse processo a luta por mais investimento e contratação, porque a gente entende que o metrô de São Paulo é muito importante para a cidade e para o estado e precisa de mais investimento para atender melhor a população", ressalta.

:: MST completa 38 anos com arrecadação histórica contra a fome e campanha nas redes sociais ::

A negociação com a empresa Metrô deve ocorrer na quarta-feira (26).  A depender do resultado da negociação, os sindicalistas decidem no dia seguinte (27) quando a greve será realizada.  

 

Edição: Leandro Melito