MINERAÇÃO PREDATÓRIA

Três anos de Brumadinho: população luta contra dependência da mineração, mas governo estimula

Tragédia catalisa luta contra dependência econômica da mineração, enquanto governo de MG permite ampliação da atividade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O rio Paraopeba, destino dos 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos da mina Córrego do Feijão, ainda está contaminado - DOUGLAS MAGNO / AFP

O rompimento da barragem da Vale S/A em Brumadinho (MG), um dos maiores desastres socioambientais do país, completa três anos neste 25 de janeiro. 

Embora a gigante da mineração já tenha sido obrigada pela Justiça a pagar indenizações a parte das vítimas, nenhuma pessoa física foi formalmente acusada pelo crime. 

Além do luto pela perda de 272 vidas, o saldo é de avanço na luta popular por medidas compensatórias. A devastação deixada pela lama tóxica, porém, continua fazendo vítimas.

O rio Paraopeba, destino dos 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos da mina Córrego do Feijão, ainda está contaminado

:: Lama do Rio Paraopeba contaminadas fazem famílias relembrarem rompimento da barragem ::

Em 2020, uma análise da ONG SOS Mata Atlântica concluiu que a água apresentava metais pesados. A quantidade de cobre, por exemplo, era 44 vezes maior do que o permitido.

“A gente sente dor de cabeça, vontade de vomitar, a pele fica irritada, com coceira. Quando não era contaminado a gente não enfrentava esse problema” - Márcia de Medeiros Faria, ribeirinha e moradora de Brumadinho.

Para piorar, moradores da bacia do Paraopeba foram forçados a reviver o trauma com as fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no final do ano. 


Em Juatuba (MG), município atingido pela lama de rejeitos da barragem da Vale em Brumadinho, população resgata pertences após chuvas que inundaram município / Douglas Magno / AFP

Com as fortes chuvas e o consequente aumento do nível do rio, famílias das comunidades próximas enfrentaram enchentes de água e lama tóxicas.

“Tive a mesma sensação do momento que soube do rompimento da barragem no dia 25 de janeiro de 2019", contou Marcela Rodrigues, que perdeu o pai, Denilson Rodrigues, há exatos três anos na tragédia. 

"Justiça, para mim, é sermos reparados por todos os danos que a Vale nos causou, ter a nossa vida de volta, porque isso foi roubado de nós, assim como nossos sonhos e nossos projetos. Ver a Vale pagar pelo crime cometido seria, efetivamente, justiça. Nossas comunidades só não estão mortas e acabadas atualmente porque ainda existem pessoas que sonham e confiam nesta justiça” - Eunice Ferreira, atingida de Curvelo

Contra a "minerodependência"  

Nos últimos 36 meses, a população atingida se organizou e obteve conquistas importantes. A Vale reconheceu uma ampla gama de atingidos em toda a Bacia do Rio Paraopeba. A mineradora considerava apenas as mortes e perdas de bens como impactos do crime. Com isso, 100 mil atingidos receberam o auxílio econômico emergencial. 

:: Há três anos, população atingida se organiza para conquistar cada um dos seus direitos ::

Outra consequência da pressão popular foi uma decisão judicial que obrigou a Vale a financiar as chamadas Assessorias Técnicas, grupos de profissionais especializados que subsidia os atingidos com análises e informações relevantes, ajudando a apontar caminhos para quem busca justiça. Até então, populações atingidas tinham que confiar nos estudos feitos pela própria mineradora.

“Tais conquistas dos atingidos foram imprescindíveis para seguirem na luta pela reparação integral” - Fernanda de Oliveira Portes, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Há 26 meses, a população atingida vem se organizando não só pela concretização das medidas compensatórias, como também pela construção de um modelo de desenvolvimento econômico que torne a região menos dependente da mineração predatória. 

O Plano de Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Paraopeba e Lago de Três Marias prevê participação popular na definição de como serão gastos R$ 3 bilhões, fruto de um acordo entre Vale, Justiça e governo de Minas Gerais. A quantia financiará projetos nas comunidades atingidas, conforme diretrizes estabelecidas coletivamente. 

"O nosso plano é a possibilidade que o nosso povo tem de construir um futuro diferente. Um futuro que enfrente as mazelas provocadas pelo modelo de desenvolvimento que foi imposto para esse território: o modelo da mineração, do agronegócio, da fome e da morte” - Silvio Neto, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Povos originários da região também foram impactados. Indígenas Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, habitantes da aldeia Naô Xohã, deslocaram-se para os centros urbanos em razão do risco de contaminação, enquanto outros permaneceram no território. 

:: Atingidos constroem plano de desenvolvimento para a Bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias ::

Segundo o Greenpeace, dezenas de indígenas lutam para serem reconhecidos como atingidos e que exigem que a Vale S/A pague os valores emergenciais, além de garantir a realocação das famílias para um novo território.


Familiares de vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho lamentam lentidão do judiciário / DOUGLAS MAGNO / AFP

Risco de novas tragédias 

Na contramão da atuação popular, o governo mineiro de Romeu Zema (Novo) estreitou laços com mineradoras, assinando cinco novos acordos que preveem a ampliação da atividade no estado, elevando o já alto risco de novos desastres como a de Brumadinho. 

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), das 47 barragens de rejeitos em risco iminente de rompimento, 42 estão em Minas Gerais. Uma delas é a barragem de Serra Azul, onde a produção anual de minério de ferro passará de 1,6 milhão para 4,5 milhões de toneladas, com o aval do governo estadual. 

"A gente já está cansado de viver nesta 'minerodependência', em que a gente não consegue ver outras perspectivas e outros horizontes. O que a gente quer, não é pedir muito. É o justo. A gente quer água de qualidade, comida na mesa de todo mundo, educação. A gente quer que encontrem as joias desaparecidas na lama e que a verdade seja contada" - Marina Oliveira, articuladora da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser)

Outro "presente" de Zema para o setor minerário veio em novembro de 2021, no aniversário do rompimento da barragem em Mariana – de responsabilidade da Samarco, controlada pelas mineradoras Vale e BHP Billiton. 

:: No fim de 2021, Romeu Zema assinou cinco acordos com mineradoras para ampliação de extração ::

Desta vez a beneficiária é a New Steel, subsidiária da Vale. O documento prevê a implementação de pilhas estéreis de rejeito em três minas da empresa, prolongando em 20 anos a vida útil dos empreendimentos.

Impasse judicial gera Impunidade

Responsável pelo caso desde 2019, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) chegou a ajuizar uma ação penal contra o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, e outras 15 pessoas pelos crimes de homicídio qualificado das 272 vítimas. 

Mas em outubro do ano passado, a pedido da defesa de Schvartsman, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o caso deveria ser julgado pela Justiça Federal. 


STJ transferiu julgamento para Justiça Federal atendendo a um pedido do ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman / Sergio Lima / AFP

Contrário à decisão, o MPMG anunciou no início deste ano que tentará revertê-la no Supremo Tribunal Federal (STF), instância máxima do judiciário brasileiro. 

“Esperamos que não fique só no papel. Que de fato tenha o quanto antes o julgamento desse processo” - Joceli Andrioli, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).  

Outro inquérito, elaborado pela Polícia Federal (PF), terminou com o indiciamento da Vale e da Tüv Süd, empresa responsável pela auditoria da estrutura da barragem, pela prática de crimes ambientais contra fauna, flora, recursos hídricos, unidades de conservação e sítios arqueológicos.  

:: MP de Minas irá recorrer para manter julgamento do crime de Brumadinho em âmbito estadual ::

Além das multinacionais, 19 pessoas – entre consultores, engenheiros, gerentes e diretores – foram indiciadas por homicídio doloso, com dolo eventual, duplamente qualificado pelo emprego de meio que resultou em perigo comum e de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa do ofendido.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), que vai definir se apresenta ou não denúncia contra os indiciados. 

O tamanho da devastação

Na Mata Atlântica, o rompimento da barragem provocou a perda de uma área aproximadamente do tamanho de 153 campos de futebol. Mais de 70 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) também foram atingidos pelos rejeitos de mineração. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

:: Artigo | Dez coisas que a Vale não deveria fazer ::

Nos mais de 300 km do Rio Paraopeba analisados pela SOS Mata Atlântica (desde a região de Córrego do Feijão até o reservatório de Retiro Baixo, em Felixlândia), a água estava imprópria, sem condições de uso. A ONG também verificou que os rejeitos contaminaram até o Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil.

Segundo as assessorias técnicas, foram afetadas áreas urbanas de 26 municípios no entorno do Rio Paraopeba, atingindo cerca de 200 mil pessoas. 

Edição: Vivian Virissimo