Ouça e assista

Central do Brasil aborda o legado de Luiz Gonzaga para a cultura brasileira

Para Paulo Vanderley, pesquisador, Gonzaga é um dos maiores artistas do país

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45
De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Foto: Acervo Fundaj
As canções de Gonzaga nos remetem várias sensações. De amor, cultura, lembrança, afetividade.

O pesquisador apaixonado pela obra gonzagueana, Paulo Vanderley, participa do Entrevista Central e fala sobre o seu projeto que reúne em um acervo digital, discos, fotos e documentos raros de Luiz Gonzaga. O site foi criado há 16 anos pelo pesquisador e é considerado o maior acervo digital da obra do artista.

No final de 2021, durante as comemorações de 109 anos de Gonzaga, o site ganhou uma nova versão. Para 2022, o pesquisador cearense pretende lançar um livro que reunirá depoimentos de artistas, recortes de jornais e fotografias históricas. Na Entrevista, Vanderley expõe a importância e o legado de Gonzaga para a cultura brasileira.

"Luiz Gonzaga foi um retirante. Sofreu com preconceitos e tem uma história de luta. A vida de Gonzaga é uma inspiração. Através dele, nos identificamos enquanto brasileiros, enquanto nordestinos. É fundamental democratizar essas informações".

O pesquisador também traz questões sobre a necessidade de recuperar a história de artistas brasileiros que tanto contribuíram para a cultura do país.

"Infelizmente, a memória cultural brasileira é muito esquecida, precisamos resgatar essas histórias que fazem parte do Brasil. Levantar todas essas informações dele (Gonzaga) é de uma riqueza imensurável", expõe.

E tem mais!

O quadro Nacional analisa quais os impactos do salário mínimo sem ganho real diante da inflação. O Embarque Imediato recebe Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE), para falar sobre as diversas categorias de servidores que estão articulando um calendário de paralisações. Entre as principais reivindicações, está o ajuste salarial.

A Parada Cultural indica o lançamento do projeto "Black na Live". Ação itinerante que visa fortalecer artistas da música negra de Belo Horizonte e contribuir para o fomento e a descentralização das atividades culturais.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Douglas Matos