Distrito Federal

Pandemia

Semana tem recorde de casos de covid-19 no Distrito Federal

Em apenas três dias, mais de 23 mil novas infecções foram notificadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Com recordes de casos de covid-19 no DF, ocupação de leitos públicos de UTI chega perto dos 100% - Breno Esaki/Agência Saúde

O Distrito Federal está em uma curva cada vez mais ascendente de contaminações pela covid-19 nesse momento, impulsionada pela variante Ômicron, altamente transmissível.

Entre segunda (24) e quarta-feira (26), foram notificados um total de 23.158 casos, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF). Apenas terça-feira (25), o boletim registrou um total de 10.697 novos caso, um recorde diário absoluto desde o início da pandemia. O total de óbitos até agora no DF chegou a 11.152.

A taxa de transmissão (Rt), que chegou a atingir os piores índices históricos nos últimos dias, está atualmente em 1,87, o que significa que 100 pessoas infectadas contaminam outras 100. Abaixo de 1, o indicador aponta tendência de controle da pandemia. Acima de 1, a pandemia avança.

:: Taxa de transmissão da covid-19 alcança a máxima já registrada no DF ::

Apesar do indicador de contaminação estar em queda, a ocupação de leitos unidades de terapia intensiva (UTI) de covid-19 se aproxima do limite máximo. 

Na última atualização, na tarde desta quarta-feira, o percentual de leitos públicos de UTI para pacientes com covid-19 estava próximo de 90%. Essa taxa de ocupação chegou a 100% no diante anterior.

O portal InfoSaúde, da SES-DF, mostra que algumas vagas em leitos de UTI estão bloqueadas, por motivos de "insuficiência de recursos humanos" e "manutenção predial". Cerca de 90% das pessoas atualmente internadas são de pacientes que não tomaram a vacina ou não têm o esquema vacinal completo. 

Ainda na terça-feira, um homem morreu enquanto aguardava para fazer teste de covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 03, em Ceilândia Sul. O caso foi noticiado pelo Diário de Ceilândia. Segundo a publicação, pacientes que estavam na UBS afirmaram que o homem chegou à unidade de saúde em busca de atendimento, mas acabou morrendo no local, antes de ser atendido. 

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "está tomando todas as providências para aumentar a oferta de leitos gerais na rede pública do DF". A pasta disse que, entre as medidas tomadas, estão a ampliação da jornada de trabalho de servidores e contratação de mais leitos.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a covid-19 prossegue no Distrito Federal. Até agora, mais de 78% da população do DF, com cinco anos ou mais, já completou o ciclo de vacinação. 

No caso da vacinação infantil, todas as crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades, já podem se imunizar contra o coronavírus na capital do país. A ampliação foi possível com a chegada de uma nova remessa de 23,5 mil doses da vacina da Pfizer-BioNTech. 

Além disso, a Secretaria de Saúde também dispõe de doses da CoronaVac para aplicação no público a partir dos 6 anos. Desta forma, o público infantil pode ser vacinado da seguinte maneira:

– crianças com 5 anos – somente com a vacina Pfizer;
– crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão – somente com a vacina Pfizer;
– crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência ou com comorbidades ou deficiência – podem receber CoronaVac ou Pfizer.

O pontos de vacinação infantil e adulto podem ser conferidos diretamente no site da Secretaria de Saúde do DF. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino