de novo

Preso no Rio: saiba quem é Jerominho, fundador do grupo miliciano "Liga da Justiça"

Ex-vereador do Rio foi condenado a cumprir pena de mais de sete anos pelo crime de extorsão na zona Oeste

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Policial civil aposentado, Jerominho é apontando como ex-chefe da maior facção de milicianos do Rio de Janeiro - Reprodução/Facebook

Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, foi preso na tarde da última quinta-feira (27). Ele foi abordado por policiais da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter) em sua residência no bairro Campo Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (28), Jerominho aguarda audiência de custódia na cadeia pública de Benfica, zona Norte.

A nova condenação é referente a um crime ocorrido em 2005 no qual um grupo de criminosos liderado por ele é acusado de extorquir a mão armada motoristas de van na região. A pena é de sete anos, um mês e 10 dias.

Leia mais: Quais os possíveis impactos do aumento de circulação de armas no Brasil?

Ex-vereador do Rio e policial civil aposentado, Jerominho é apontado como fundador da maior facção de milicianos do Rio, a "Liga da Justiça". Ele foi um dos indiciados na CPI das Milícias, que terminou em 2008, mas foi preso um ano antes e cumpriu pena por mais de uma década ao lado do irmão e ex-deputado estadual José Guimarães Natalino.

Conhecido pela prática de homicídios e cobrança de taxas de moradores da zona Oeste, o grupo teve outros nomes até ser batizado como “Bonde do Ecko”, morto em uma operação policial no ano passado. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita