Rio de Janeiro

Preso de novo

Saiba quem é Jerominho, fundador do grupo miliciano "Liga da Justiça" preso no Rio

Ex-vereador do Rio foi condenado a cumprir pena de mais de sete anos pelo crime de extorsão na zona Oeste

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Policial civil aposentado, Jerominho é apontando como ex-chefe da maior facção de milicianos do Rio de Janeiro - Reprodução/Facebook

Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, foi preso na tarde da última quinta-feira (27). Ele foi abordado por policiais da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter) em sua residência no bairro Campo Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nesta sexta (28), Jerominho aguarda audiência de custódia na cadeia pública de Benfica, zona Norte.

A nova condenação é referente a um crime ocorrido em 2005 no qual um grupo de criminosos liderado por ele é acusado de extorquir a mão armada motoristas de van na região. A pena é de sete anos, um mês e 10 dias.

Leia mais: Quais os possíveis impactos do aumento de circulação de armas no Brasil?

Ex-vereador do Rio e policial civil aposentado, Jerominho é apontado como fundador da maior facção de milicianos do Rio, a "Liga da Justiça". Ele foi um dos indiciados na CPI das Milícias, que terminou em 2008, mas foi preso um ano antes e cumpriu pena por mais de uma década ao lado do irmão e ex-deputado estadual José Guimarães Natalino.

Conhecido pela prática de homicídios e cobrança de taxas de moradores da zona Oeste, o grupo teve outros nomes até ser batizado como “Bonde do Ecko”, morto em uma operação policial no ano passado. 

Edição: Clívia Mesquita