OUÇA E ASSISTA

Visibilidade trans: "data é para celebrar, mas também para cobrar direitos", diz jornalista

Janaína Lima, Coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero do RN, analisa as batalhas e conquistas das pessoas trans

Ouça o áudio:

O programa Central do Brasil vai ao ar, de segunda a sexta, às 19h45
O programa Central do Brasil vai ao ar, de segunda a sexta, às 19h45 - Tânia Rego/ABr
O principal gargalo é acesso a trabalho e renda

Neste sábado (29), é lembrado em todo Brasil o Dia da Visibilidade Trans. Estabelecida em 2004, a data se transformou num marco do movimento LGBTQIA+ na busca por acesso a saúde, trabalho, segurança e cidadania para pessoas trans.

Para registrar a importância desta mobilização, o programa Central do Brasil recebe, no quadro Entrevista Central, a jornalista Janaína Lima, que também é Coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte. 

Além de registrar o simbolismo político da data, Janaína analisa o desempenho do poder público na assistência a esta população e fala sobre o papel da comunicação na garantia da visibilidade trans. 

"A comunicação cumpre um papel fundamental, inclusive a comunicação que cumpre o papel de contra-hegemonia, trazendo de fato a realidade das pessoas trans", diz. 

E tem mais!

O quadro Nacional traz um giro pelas principais ações solidárias que apoiam a população trans no Brasil. As iniciativas vão desde abrigo para vítimas de violência até campanhas de doação de alimentos. 

No Embarque Imediato, a mobilização de diversas entidades como CNBB, SBPC e OAB em defesa da vacinação infantil. Contra o negacionismo difundido pelo governo Bolsonaro, o grupo resolveu assinar um manifesto em que faz um "Pacto pela Vida e pelo Brasil". 

A Parada Cultural segue na programação do Dia da Visibilidade Trans e indica o Trans Sarau, evento que acontecerá neste sábado, às 14h, na biblioteca do Parque Villa-Lobos, em São Paulo. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4


 

Edição: Douglas Matos