Tempestades

Pelo menos 18 mortes são registradas no estado de São Paulo durante chuvas intensas

Uma das regiões mais afetadas pelas chuvas é Franco da Rocha, onde 4 pessoas morreram em um deslizamento de terra

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Deslizamento de terra deixa três mortos em Embu das Artes, em São Paulo - Corpo de Bombeiros/Divulgação

As chuvas que começaram a atingir São Paulo na última quinta-feira (27) têm deixado estragos em diversos pontos do município. Foram 18 mortes registradas em todo o estado paulista, conforme informou o governador João Doria (PSDB), neste domingo (30).

Uma das regiões mais atingidas foi Franco da Rocha, a 14 quilômetros a Norte-Oeste de Guarulhos, onde quatro mortes foram registradas, devido a deslizamentos de terra. Em Várzea Paulista, já próximo do município de Jundiaí, a equipe de Defesa Civil informou uma morte decorrente de um desabamento e segue na procura por quatro pessoas da mesma família que desapareceram após o acidente. 

Em Embu das Artes, na Zona Sudoeste da capital, três mortes foram registradas, depois que um deslizamento de terra atingiu uma casa. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mãe e dois filhos foram soterradas e não resistiram. 

Até o momento, já choveu 255,2mm, praticamente o total dos 255,7 mm esperados para o mês, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. 

As chuvas também levaram a Prefeitura a suspender a vacinação contra a covid-19, que estava prevista para ocorrer em seis parques e duas farmácias na Avenida Paulista, na região central do município. A imunização será retomada nesta segunda-feira (31). 

O Corpo de Bombeiros informou que, durante a madrugada deste domingo (30), recebeu seis chamados por desabamentos ou desmoronamentos, três por alagamentos e 47 por quedas de árvores. O município entrou em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). 

No Ipiranga, Zona Sul da capital paulista, uma cratera de cinco metros foi aberta pela erosão causada pela água.  

Em todo o município, diversos bairros ficaram sem luz, principalmente na Zona Sul, em função do desligamento de uma linha de alta tensão que alimenta a região. De acordo com a Enel, a queda de uma árvore de aproximadamente 30 metros causou o desligamento. 

Edição: Rodrigo Chagas