Ouça e assista

Procuradora do Trabalho analisa os desafios no combate à escravidão contemporânea

Lys Sobral avalia que a pandemia foi determinante para agravar o trabalho escravo no Brasil

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - SIT/Ministério da Economia
No Brasil, ainda existem poucos casos de condenação criminal pelo trabalho escravo

No dia 28 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, só no ano de 2021, cerca de 1.940 pessoas foram resgatadas em situação de escravidão contemporânea, em que 90% eram homens e 80% se declararam negros ou pardos.

Mesmo após 133 anos da abolição da escravatura no Brasil, ainda há muitos desafios no combate ao trabalho escravo no país. A procuradora do Trabalho e integrante da Coordenação Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), Lys Sobral, participa do Entrevista Central e avalia os avanços e insuficiências do Estado na fiscalização da escravidão contemporânea.

"A pandemia piorou as condições da população de modo geral e aumentou o grau de vulnerabilidade socioeconômica das pessoas, fator que foi determinante para a permanência das formas de escravidão contemporânea do nosso país. O Estado precisa investir mais no atendimento à essas pessoas resgatadas", avalia.

Sobral também relata as condições que essas pessoas exploradas são resgatadas nas operações.

"Nós vemos a ausência de alojamento, falta de água, alimentação. Muitas vezes não tem nem remuneração e descanso. O perfil dessas pessoas exploradas são de homens negros ou pardos do meio rural".

E tem mais!

O quadro Nacional traz a denúncia de perseguição ao presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Alvo de um processo administrativo, ele pode ser expulso da universidade por questionar o reitor da instituição por seus gastos e decisões orçamentárias. 

A tradicional festa de Iemanjá, que acontece em Salvador, foi cancelada pelo 2º ano consecutivo. A baiana, Gisana Raline, participa do Embarque Imediato e expõe o valor cultural desta festa para o Brasil.

A Parada Cultural indica o documentário “Entre Lençóis" de Anuby Messias. O curta retrata a vida de uma mulher trans de forma doce e suave, com um olhar de naturalidade e leveza.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Douglas Matos