O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) foi eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) para a gestão do quarto e último ano da 55ª Legislatura. A sessão solene, realizada no Plenário 20 de Setembro na tarde desta segunda-feira (31), contou com a presença de autoridades, amigos e familiares. É a quarta vez que o Partido dos Trabalhadores ocupa a presidência do Legislativo gaúcho.
“Vou trabalhar para que, neste Parlamento, se faça o debate amplo e não reducionista sobre o papel do estado”, assegurou Valdeci. “O sucateamento do serviço público não gerou desenvolvimento em lugar nenhum”, disse. Ainda entre os temas a serem debatidos na sua gestão, o novo chefe do parlamento estadual citou a estiagem, a fome, a situação de hospitais e demais estabelecimentos de saúde, o combate às fake news, a defesa da democracia e da instituição de uma política estadual de renda básica.
O deputado também manifestou solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 620 mil mortos pela covid-19 no país e às vítimas da tragédia da boate Kiss, ocorrida há nove anos, em Santa Maria (RS). Lembrou de sua infância na lavoura e dos primeiros ofícios como metalúrgico, atividade que o levou aos sindicatos e movimentos sociais. E agradeceu e homenageou amigos, apoiadores e familiares que o acompanharam em sua trajetória e, em especial, o pai, Joreci.
Discorreu ainda sobre o desafio de estar à frente do Parlamento gaúcho em um momento no qual era clara a “necessidade de retomadas e de superação de muitas dificuldades”, principalmente com o passivo de sequelas deixado pela pandemia. “Dois mil e vinte e dois é um momento de defesa da saúde pública, cujos profissionais, mais que aplausos, que são sempre bem-vindos, merecem o reconhecimento e a valorização do seu trabalho”, disse, reconhecendo também o papel do serviço público de modo geral.
Além de Valdeci, foram eleitos e empossados na Mesa Diretora da Assembleia os deputados Luiz Marenco (PDT), como 1ª vice-presidente; Ernani Polo (PP), 2º vice-presidente; Elizandro Sabino (PTB), 1º secretário; Gabriel Souza (MDB), 2º secretário; Zilá Breitenbach (PSDB), 3ª secretária; e Dalciso Oliveira (PSB), 4ª secretário. Os suplentes de secretário serão os deputados Jeferson Fernandes (PT), Airton Lima (PL), Sergio Peres (Republicanos) e Kelly Moraes (PTB).
Estiveram presentes na sessão solene o governador Eduardo Leite, os ex-governadores Olívio Dutra e Germano Rigotto, o ex-vice-governador Miguel Rossetto, o representante da Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o presidente do Tribunal de Justiça dos Estado, Voltaire de Lima Moraes, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, o defensor público-geral, Antônio Flávio de Oliveira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, os deputados federais Dionilso Marcon (PT-RS) e Henrique Fontana (PT-RS), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e a representante da Câmara Municipal, vereadora Comandante Nádia (DEM), entre outras autoridades.
* Com informações da Agência ALRS
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.