Paraná

Covid-19

Vereadora pede regulamentação do passaporte da vacina em Cascavel (PR)

"Vacinação é um processo individual, mas que é coletivo", afirma Professora Liliam (PT)

Curitiba (PR) |
Sugestão é para que locais que não cumpram exigências sejam multados - Foto: Giorgia Prates

A vereadora Professora Liliam (PT) protocolou uma Indicação ao prefeito de Cascavel (PR), Leonaldo Paranhos (PSC), solicitando que o município adote medidas para que a entrada em locais fechados seja condicionada à vacinação contra a covid-19.

"Através da vacinação em massa, nosso país conseguiu reduzir a mortalidade infantil, prolongou vidas de milhões de pessoas com imunizantes. Nesse sentido, a vacinação é um processo individual, mas que é coletivo", afirma a parlamentar no documento.

A vereadora toma como exemplo a regulamentação do passaporte sanitário em mais de 300 municípios brasileiros e por todo o mundo.

Em âmbito local, a eficácia da vacina também foi comprovada: segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, o número de óbitos por coronavírus caiu 96%, após a vacinação.

Já um levantamento promovido pela 10ª Regional de Saúde, em sua área de abrangência, mostrou que 72% dos internados com covid-19 não receberam nenhuma dose do imunizante.

Na peça protocolada pela vereadora, há sugestão para que a entrada em comércios, serviços e eventos esteja condicionada à vacinação (por meio de cartão físico ou aplicativo), e que os locais que não cumpram a exigência sejam multados, estimulando, assim, a vacinação daqueles se recusam.


*Com informações da assessoria parlamentar e do jornal O Paraná

Edição: Lia Bianchini