O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), anunciou nesta terça-feira (1º), em uma live da prefeitura, que até o próximo dia 21 de fevereiro todas as crianças em idade escolar poderão ter sido vacinadas em sua cidade.
Uma semana após ter sofrido ameaças por telefone de servidores que não querem ser vacinados, Vanazzi reiterou a posição de que manterá o decreto exigindo os certificados de vacina dos servidores públicos, estudantes e professores da rede municipal. Ele também criticou as notícias falsas que estão sendo espalhadas para assustar a população em relação à vacina. “Uma verdadeira campanha que vem sendo feita por negacionistas nas redes sociais”, afirmou.
Segundo Vanazzi, a firmeza na condução do enfrentamento ao coronavírus está colocando São Leopoldo entre as cidades com um dos menores índices de mortos nesta pandemia, apesar de mesmo assim estar atendendo a população no limite do sistema público de saúde. A live que se transformou em entrevista coletiva pelas diversas perguntas on line feitas por jornalistas, teve a participação do secretário Municipal da Saúde, Marcel Frison, da coordenadora de Imunizações, Karen Carvalho, e do secretário Municipal de Educação, Ricardo da Luz.
Leia mais: Em São Leopoldo (RS), servidor ameaça prefeito de morte por exigir comprovante de vacinação
No inicio da tarde a Prefeitura havia divulgado uma nota oficial denunciando as campanhas dos negacionistas e anunciando todos os postos de vacinação infantil que funcionarão em escolas para facilitar o acesso dos pais e das crianças. Na entrevista, Vanazzi afirmou que serão duros com funcionários e professores que não apresentarem certificados de imunização. “Serão imediatamente afastados e responderão processos administrativos podendo até serem demitidos. No caso dos professores, serão substituídos imediatamente por outros contratados para não haver prejuízo dos alunos”, explicou.
Para ele, a população deve acreditar nos médicos e nos cientistas. “Nós fazemos vacinas no Brasil há muitos anos. A história vai contar o que está acontecendo em nosso país dentro de alguns anos, mas aí nós já teremos perdido muita gente.” Ele lembrou a tragédia da gripe espanhola do início do século XX.
Leia também: Vacinas protegem contra a covid longa e resfriados, segundo estudos
“Está circulando um áudio dizendo que estou obrigando a vacinar as pessoas. Mas não posso me negar a orientar as pessoas que se vacinem e levem seus filhos para vacinar. Quem não leva os filhos para fazer vacina os está abandonando”, disse o prefeito. E continuou contando o seu exemplo: “Tenho um filho de três anos e uma menina de 12 que está segura. Meu filho teve febre este final de semana e eu fiquei apavorado. Teve uma amiga minha que o marido ficou entubado na UTI por acreditar nos bandidos que espalham fake news”, concluiu.
Confira a íntegra da nota oficial
A Prefeitura de São Leopoldo informa e repudia de forma veemente um áudio falso que circula nos grupos de whatsapp afirmando que o prefeito Ary Vanazzi estaria obrigando crianças de escolas públicas a se vacinarem de maneira forçada. A informação é mentirosa, não condiz com a verdade dos fatos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde trata-se de mais uma fake news que busca tumultuar o exitoso processo de vacinação pediátrica na cidade.
Todas as medidas estão sendo tomadas, visando apurar a identificação dos criminosos e sua responsabilização. Ainda, de acordo com a Procuradoria Geral do Município (PGM), o Boletim de Ocorrência já registrado junto à Polícia Civil e ofício enviado ao Ministério Público para a devida apuração.
A vacinação infantil no município de São Leopoldo tem sido tranquila, segura e apresenta resultados expressivos, com mais de 2,3 mil doses aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. Nenhuma criança apresentou qualquer reação ocasionada pela vacina.
Para os pequenos receberem o imunizante, é necessária a presença de pais e responsáveis em um dos três pontos de vacinação disponíveis: a Escola Gusmão Britto e as unidades básicas de saúde Vicentina e Materno Infantil.
A cobertura da vacinação, com informação e dados corretos, é diariamente atualizada nos canais oficiais da Prefeitura: site, Facebook e Instagram. Lá é possível observar profissionais de saúde preparados, ambientes decorados e pais orgulhosos de verem seus filhos protegidos e exibindo o “certificado da coragem” após receberem sua dose contra a covid-19.
Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, às 16h, o prefeito Ary Vanazzi apresenta em live pela página do Facebook da Rádio da Prefeitura de São Leopoldo, juntamente com a Secretaria da Saúde e da Educação o cronograma de vacinação das crianças de forma regionalizada nas escolas públicas e privadas que devem iniciar ainda esta semana. As equipes da Vigilância Sanitária vacinarão as crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis.
A comprovação da vacinação, será solicitada no momento da volta às aulas, tanto de escolas públicas, quanto privadas e aqueles estudantes, cujos pais não tenham vacinado seus filhos contra a Covid-19, terão os nomes informados ao Conselho Tutelar para as medidas adequadas.
Live Extraordinária – Atualizações sobre Covid-19 e vacinação infantil nas escolas
Live extraordinária: atualizações sobre a Covid-19 e vacinação nas escolas https://www.youtube.com/watch?v=5nD4waRBfBk
Posted by Rádio Prefeitura de São Leopoldo on Tuesday, February 1, 2022