Ensino superior

Vagas do Sisu 2022 estão disponíveis para consulta; inscrições começam dia 15 de fevereiro

Ao todo, serão oferecidas 221.790 vagas, das quais 84,5% são para instituições federais, em 6.146 cursos de graduação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Por enquanto, é possível apenas fazer uma consulta prévia das vagas oferecidas - Agência Brasil

Os estudantes que pretendem acessar a universidade pública por meio da primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos.  

No total, serão oferecidas 221.790 vagas, das quais 84,5% são para instituições federais, em 6.146 cursos de graduação, de 125 instituições. Os cursos mais oferecidos são pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil. 

Acompanhe também: Educação e Trabalho concentram cortes de Bolsonaro; veja quanto cada ministério perde em 2022

Como funciona?

Principal meio de acesso ao ensino superior público no Brasil, o Sisu utiliza a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

Para participar da seleção deste ano, é necessário ter feito o Enem 2021, sem ser na condição de treineiro, e obtido nota superior a zero na redação. 

Leia também: Reforma do ensino médio vai dar “menos escola a quem mais precisa”

Cronograma 

As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Por enquanto, é possível apenas fazer uma consulta prévia das vagas oferecidas. 

O resultado será divulgado no dia 22 do mesmo mês, e as matrículas devem ser feitas no dia 8 de março. Entre ambas as datas, os candidatos que não foram convocados podem manifestar interesse em participar da lista de espera. A segunda convocação será feita no dia 10 de março.

Para mais informações sobre o Sisu, acesse: sisu.mec.gov.br

Edição: Daniel Lamir