Terrorismo

EUA afirmam ter matado líder do Estado Islâmico em operação com 6 crianças mortas

Casa Branca diz que a operação teve sucesso em tornar o mundo "um lugar mais seguro"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Casa em que líder do Estado Islâmico teria sido morto, na Síria - Abdulaziz Ketaz / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (3) que uma operação militar na província de Idlib, no noroeste da Síria, matou Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, líder do Estado Islâmico. O ataque noturno de tropas dos Estados Unidos deixou, ao todo, 13 pessoas mortas na região que concentra um grande contingente de refugiados. Seis crianças e quatro mulheres estão entre as vítimas fatais, afirma a Al Jazeera.

"Na noite passada, sob minha direção, as forças militares dos EUA no noroeste da Síria realizaram com sucesso uma operação de contraterrorismo para proteger o povo americano e nossos aliados, e tornar o mundo um lugar mais seguro", disse Biden em comunicado.

Civis da região ouvidos pela Al Jazeera afirmam que helicópteros sobrevoaram a casa em que o líder terrorista estava e pediram com uma mensagem emitida pelos alto-falantes das aeronaves que a região fosse evacuada. O relato é de troca de tiros e de que após duas horas, militares dos EUA desceram de helicópteros na área.

A Casa Branca não forneceu detalhes sobre o episódio e o Pentágono afirmou que nenhum cidadão dos Estados Unidos faleceu.

Edição: Arturo Hartmann