Medida de segurança

Sem festas: prefeituras de Minas Gerais cancelam carnaval 2022

Maiores cidades do estado também estão cancelando eventos que possam gerar aglomeração

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Segundo informaram a Secult e a SES, a orientação oficial é pela não realização de carnaval de rua em todo o estado - Foto: Mídia Ninja

O carnaval de 2022 será mais uma festa impactada pela pandemia de covid-19 no Brasil. Em Minas Gerais, com a taxa de transmissão ainda em alta na maioria dos municípios, prefeituras têm decidido pelo cancelamento das festas de rua neste momento. O anúncio de não realizar a festa já foi feito oficialmente em cidades como Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora e Uberlândia.

Continua após publicidade

Os municípios históricos, reunidos na Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, também já anunciaram que não promoverão o carnaval neste ano. A decisão foi tomada de forma unânime por todos os 30 municípios integrantes em dezembro de 2021.

São eles: Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

Leia também: Pela terceira vez na semana, Brasil tem mais de mil mortos por covid-19 em 24 horas

Belo Horizonte

As últimas edições do carnaval na capital mineira sugeriam uma crescente das festas, ao registrar, por exemplo, a participação de cerca de 4,5 milhões de foliões pouco antes da pandemia. Neste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que não irá patrocinar o carnaval e não realizará nenhum tipo de cadastro de blocos ou investimento em infraestrutura.

A PBH informou que a decisão se ampara em uma Nota Técnica do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, de novembro de 2021. No documento, o grupo aconselhou que o poder público não incentive que a população participe de eventos que possam resultar em grandes aglomerações.

O mês de fevereiro começou com uma nova portaria municipal, com atualizações para o setor de eventos. Agora, casas de teatro, shows e espetáculos estão permitidos, desde que possua público sentado de até 500 pessoas. Todos os espectadores precisarão, obrigatoriamente, apresentar comprovante de vacinação completo contra a covid-19 e utilizar máscara. Não é permitido serviço de alimentação ou bebida.

Nos eventos acima de 500 pessoas, é obrigatório que o público apresente teste com resultado negativo para a covid-19 e o comprovante de vacinação completa.

Montes Claros, Juiz de Fora e Uberlândia

As maiores cidades de Minas também estão cancelando seus carnavais. Juiz de Fora, o maior município da Zona da Mata Mineira, tomou a decisão desde dezembro. Pelo Twitter, a prefeita Margarida Salomão (PT) deu o informe à população. “Dada a incerteza quanto a possíveis impactos da variante ômicron sobre a pandemia, decidimos cancelar os eventos relativos ao carnaval de 2022”, afirmou.

O município de Montes Claros, o maior do Norte de Minas, também cancelou a folia em 2022. Um decreto municipal do dia 3 de fevereiro proíbe comemorações carnavalescas ou eventos que gerem aglomeração entre os dias 25 de fevereiro e primeiro de março de 2022, data em que seria o carnaval. As festas de rua, segundo o decreto, ficam transferidas para os dias 21 a 24 de abril de 2022.

A maior cidade do Triângulo Mineiro, Uberlândia, também não realizará carnaval. Os dias 28 de fevereiro, primeiro e 2 de março continuam como ponto facultativo na cidade, mas não haverá festas de rua.

Leia também: Carnaval com limitação de pessoas não garante segurança sanitária, diz pesquisador da Fiocruz

Orientação do governo de Minas

Segundo informaram a Secretaria Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a orientação oficial é pela não realização de carnaval de rua em todo o estado. Porém, sugere que festas possam acontecer nos municípios que integram o Plano Minas Consciente, apenas para festividades que possuírem o selo “Evento Seguro”.

O selo prevê uma série de medidas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, e exige que o evento possua orientações para sinalização e circulação de pessoas, além de outras medidas, que podem ser acessadas aqui.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Daniel Lamir e Larissa Costa