Tempestade

Petrópolis tem 40 mortos e número ainda não estimado de desaparecidos após temporal; veja fotos

Campanhas arrecadam doações de roupas e alimentos para desabrigados; saiba como contribuir

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As autoridades ainda não tem ideia do número total de desaparecidos - Carl de Souza/ AFP

Subiu para 40 o número de mortos informado pela Prefeitura de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (16). A cidade, localizada na Região Serrana do Rio, foi atingida por uma tempestade na tarde da última terça (15). As autoridades ainda não tem ideia do número total de desaparecidos. 

As imagens e os vídeos enviados por moradores ao Brasil de Fato mostram a força das águas após inundação, atingindo as ruas, carregando automóveis e enchendo casas e comércios de rua. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Brasil de Fato RJ (@brasildefatorj)

Leia também: Trabalhadores rurais atingidos pelas chuvas de janeiro perdem 70% da renda no interior do RJ

Nesta quarta (16), a prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município ao longo do dia. 

Doações

Campanhas estão sendo organizadas para arrecadar doações para famílias desabrigadas. Uma delas, estruturada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Caixa de Assistência da Advocacia (Caarj) está reunindo alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, colchonetes, produtos de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza. 

As doações devem ser entregues na sede da Caarj, no Centro do Rio (avenida Marechal Câmara, 210) ou em qualquer das 63 subseções da OAB em todo o estado.

Outra mobilização está sendo organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH). A campanha está recebendo doações de alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e roupas. 

As doações podem ser feitas na sede do centro em Petrópolis (rua Mosenhor Bacelar, 400), ou através de transferência bancária (Banco do Brasil - Agência: 2885-1/ Conta: 127599-2/ CNPJ: 27.219.757/0001-27).

Outros locais espalhados pela cidade se tornaram pontos organizados pela prefeitura para receber doações e abrigar desalojados. São eles:

Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla;

Escola Estadual Augusto Meschick;

Escola Municipal Alto Independência;

Escola Municipal Ana Mohammad;

Escola Municipal Doutor Paula Buarque;

Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo;

Escola Municipal Duque de Caxias;

Escola Municipal Governador Marcello Alencar;

Escola Municipal Odette Fonseca;

Escola Municipal Papa João Paulo II;

Escola Municipal Rosalina Nicolay;

Escola Municipal Stefan Zweig;

Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus;

Quadra do Boa Esperança Futebol Clube;

Salão Paroquial da Igreja São Paulo Apóstolo.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse