Rio de Janeiro

Tempestade

Petrópolis tem 40 mortos e número ainda não estimado de desaparecidos após temporal

Campanhas arrecadam doações de roupas e alimentos para desabrigados; saiba como contribuir

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As autoridades ainda não tem ideia do número total de desaparecidos - Carl de Souza/ AFP

Subiu para 40 o número de mortos informado pela Prefeitura de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (16). A cidade, localizada na Região Serrana do Rio, foi atingida por uma tempestade na tarde da última terça (15). As autoridades ainda não tem ideia do número total de desaparecidos. 

As imagens e os vídeos enviados por moradores ao Brasil de Fato mostram a força das águas após inundação, atingindo as ruas, carregando automóveis e enchendo casas e comércios de rua. 

 

 

Nesta quarta (16), a prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município ao longo do dia. 

Doações

Campanhas estão sendo organizadas para arrecadar doações para famílias desabrigadas. Uma delas, estruturada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Caixa de Assistência da Advocacia (Caarj) está reunindo alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, colchonetes, produtos de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza. 

Leia também: Trabalhadores rurais atingidos pelas chuvas de janeiro perdem 70% da renda no interior do RJ

As doações devem ser entregues na sede da Caarj, no Centro do Rio (avenida Marechal Câmara, 210) ou em qualquer das 63 subseções da OAB em todo o estado.

Outra mobilização está sendo organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH). A campanha está recebendo doações de alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e roupas. 

As doações podem ser feitas na sede do centro em Petrópolis (rua Mosenhor Bacelar, 400), ou através de transferência bancária (Banco do Brasil - Agência: 2885-1/ Conta: 127599-2/ CNPJ: 27.219.757/0001-27).

Outros locais espalhados pela cidade se tornaram pontos organizados pela prefeitura para receber doações e abrigar desalojados. São eles:

Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla;

Escola Estadual Augusto Meschick;

Escola Municipal Alto Independência;

Escola Municipal Ana Mohammad;

Escola Municipal Doutor Paula Buarque;

Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo;

Escola Municipal Duque de Caxias;

Escola Municipal Governador Marcello Alencar;

Escola Municipal Odette Fonseca;

Escola Municipal Papa João Paulo II;

Escola Municipal Rosalina Nicolay;

Escola Municipal Stefan Zweig;

Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus;

Quadra do Boa Esperança Futebol Clube;

Salão Paroquial da Igreja São Paulo Apóstolo.

Edição: Mariana Pitasse