SEM-TERRA

Encontro do MST na Bahia discute eleições e retomada de ocupações de terra pelo Brasil

Evento reúne mais de mil militantes e é crucial na definição da estratégia do movimento para o ano eleitoral

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Plenária de abertura do encontro baiano do MST reúne representantes de todas as regiões do estado - Jonas Santos/MST

O 34º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na Bahia começou, nesta quinta-feira (17), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, com o objetivo de reunir a militância para discutir os principais desafios da conjuntura e avançar no planejamento da atuação do movimento no país em 2022.

Continua após publicidade

O evento conta com a presença de dirigentes do MST, lideranças políticas do estado e do cenário nacional, além de movimentos e organizações populares. Entre eles, estão integrantes da direção nacional do movimento, como João Paulo Rodrigues, Alexandre Conceição, Débora Nunes, Lucinéia Durães e Evanildo Costa, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e a secretária de Promoção da Igualdade Racial do estado da Bahia, Fabya Reis.

:: MST faz atos cobrando lei de apoio à agricultura familiar após secas e enchentes; veja as fotos ::

Na tarde desta sexta-feira (18), o Brasil de Fato conversou com Evanildo Costa, da direção nacional, sobre a importância do encontro na construção estratégia política do MST na Bahia e no Brasil em 2022. Segundo ele, o encontro pode definir a retomada das ocupações de terra e a realização marchas pelo país ainda neste ano. 

"É importante construir metas para que possamos enfrentar esse governo genocida que está aí. Faremos um planejamento de ocupação de terras. Nós acreditamos que é importante retomar isso em nível nacional e também construir marchas, seguindo todas as recomendações sanitárias. É possível fazer isso respeitando a pandemia", disse Evanildo.

"Estamos vivendo uma conjuntura difícil em nível nacional, tanto com essa crise promovida pelo desgoverno, que dia a dia vem tirando os direitos da classe trabalhadora, perseguindo os movimentos no campo, quanto com a paralisação da reforma agrária e essa pandemia que fez com que nós ficássemos mais de dois anos em isolamento produtivo", lembrou.

:: “Liberdade para Assange, Já!” é a nova série radiofônica do MST ::

Segundo Evanlido, o primeiro dia do encontro foi dedicado a rearticulação com parceiros do movimento: "Ontem [quinta-feira], fizemos uma análise de conjuntura com amigos do MST aqui no estado. Hoje [sexta], estamos debatendo o MST como força política, enquanto esse instrumento do fortalecimento da luta de classe".

"Vamos falar amanhã [sábado] mais dos nossos limites e desafios e construir nosso planejamento para ir para esse próximo período. Esse é o significado nosso 34º Encontro Estadual da Bahia", explicou.

Por conta da pandemia da covid-19 e a nova variante ômicron, algumas medidas de segurança sanitária foram adotadas durante os quatro dias de atividades. É obrigatória, para todos os participantes ou visitantes, a apresentação do cartão de vacina com no mínimo de duas doses tomadas, o uso de máscaras PFF2 ou N95 e o distanciamento social em todos os momentos do encontro.

Edição: Rebeca Cavalcante