imunização

Apenas 40% da população paraibana tomou a dose de reforço da vacina contra covid

Segundo dados do SI-PNI, cerca de 1.003.851 pessoas encontram-se com o sistema de vacinação contra a covid-19 incompleto

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ilustração - Imagem Reprodução

Os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) dão sinais de que ainda estamos distantes da imunidade coletiva. Na Paraíba, mais de um milhão de estão com o esquema de vacinação contra a covid-19 incompleto, ou seja, apenas 40,32% da população está com a dose de reforço em dia.

Pelos cálculos, 439.639 pessoas não compareceram ainda para tomar a segunda dose. 

A variante ômicron só pode ser enfrentada com esquema vacinal completo, é o que afirma o Secretário de Saúde da Paraíba: “Enquanto não alcançarmos a imunidade coletiva através da vacinação com esquemas completos, estamos favorecendo o desenvolvimento de novas variantes e colocando a vida de todos em risco. Os estudos comprovam que a dose de reforço é fundamental nesse contexto e receber esse complemento é necessário para alcançar a proteção contra a ômicron”. 

Leia mais: Entenda por que a subvariante da ômicron é mais infecciosa

Geraldo Medeiros enfatiza que “os dados informados pelos municípios ao SI-PNI nos mostram que 15 localidades concentram mais de 55% das doses de reforço atrasadas. Lembramos que é preciso que a população busque essa dose e que os municípios possam manter a ampla oferta para que todos sejam vacinados”.

A deputada estadual Cida Ramos (PT-PB) questiona nas redes sociais: “O Governo do Estado e dos Municípios não deveriam investir em um forte chamamento da população? Não deveria traçar um plano de busca ativa envolvendo para além das equipes institucionais (Saúde, Assistência Social, etc). Não deveriam realizar uma ampla campanha de convocação de todas as secretarias para, em um esforço coletivo, envolver a sociedade na mobilização pela vacinação?”

Leia também: Auge da ômicron no Brasil deve ocorrer na primeira semana de fevereiro, diz estudo

Até o início da tarde da última quarta-feira (16), a Paraíba já havia aplicado um total de 7.654.830 doses de vacinas contra covid-19, das quais 1.258.956 são doses de reforço. A vacinação segue acontecendo em todos os 223 municípios para todas as faixas etárias elegíveis para receber os imunizantes.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa