AGENDA INTERNACIONAL

No México, Lula defende união da América Latina contra a guerra: "Cooperação, equilíbrio e paz"

Ex-presidente lamentou aumento da fome no Brasil e disse que governar o país será mais difícil do que se eleger

Brasil de Fato | São Paulo (AM) |
Lula e o secretário de Relações Internacionais do México, Marcelo Ebrard - Secretaria de Relações Internacionais do México

De passagem pelo México, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (1º), a cooperação entre os povos da América Latina em prol do equilíbrio e da paz.

Depois de ser recebido pelo chanceler mexicano Marcelo Erbard, o petista falou ao jornal mexicano La Jornada: “Precisamos trabalhar um mundo de cooperação, equilíbrio e paz, com instituições internacionais representativas e efetivas", declarou, sem citar diretamente o conflito entre Rússia e Ucrânia.

O aquecimento global, a pandemia e a desigualdade social, nas palavras de Lula, "exigem uma reforma profunda da governança global". "A América Latina tem que estar unida nesse esforço para um mundo que quer paz e não aguenta mais a guerra”, afirmou o ex-presidente. 

Agenda internacional

A agenda internacional de Lula foi retomada nesta segunda (28), após ser interrompida pelo agravamento da pandemia de covid-19 em função da variante ômicron. O petista já esteve na Europa e na Argentina, onde se encontrou com lideranças políticas. 

A agenda de Lula prossegue no México na terça-feira (2), quando se reunirá com o presidente Andrés Manuel López Obrador. O ex-presidente é acompanhado pela presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, pelo senador Humberto Costa (PT-PE), pelo ex-chanceler brasileiro Celso Amorim e pelo ex-ministro Aloizio Mercadante.

:: "Acreditamos num mundo multipolar”, diz Lula no Parlamento Europeu; leia o discurso na íntegra ::

Governar será mais difícil que se eleger, prevê Lula

Na entrevista, Lula foi questionado sobre a situação atual do Brasil e lamentou o aumento da pobreza e da fome. “Estou convencido de que o povo brasileiro se cansou dessa anomalia que estamos vivendo, e um democrata será eleito em 2022”, disse. 

"Meu desafio é voltar [à Presidência], fazer melhor do que já fiz, com toda a experiência e aprendizado que tive ao longo dos anos", complementou o petista. O La Jornada destacou a ampla vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), apontada por pesquisas eleitorais. 

Lula não descartou que opositores voltem a utilizar manobras antidemocráticas para interromper seu mandato. "A batalha para restaurar a democracia plena no Brasil será difícil, mas estou otimista. O desafio de governar e reconstruir o Brasil é maior do que vencer as eleições", assinalou. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho