PANDEMIA

Prefeitura do Rio pode flexibilizar obrigatoriedade do uso de máscaras já na segunda (7)

Secretário municipal de Saúde disse que positividade abaixo de 5% em testes de covid mostra cenário estável

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ato 19J Rio de Janeiro
Desde o fim do ano passado, uso de máscaras passou a ser facultativo em áreas abertas da cidade - Eduardo Miranda

A Prefeitura do Rio de Janeiro antecipou do dia 14 para a próxima segunda-feira (7) a reunião do Comitê Científico que tem como principal assunto a necessidade do uso de máscara de proteção em locais fechados. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, há uma tendência de melhora do cenário epidemiológico na capital.

Continua após publicidade

Leia mais: Governo do RJ estuda nova flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras

Desde outubro e novembro do ano passado, deixaram de valer medidas de obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos e outras medidas restritivas, como a limitação de pessoas na ocupação de ambientes fechados. As ações ocorreram antes do aumento de casos de covid-19, com a variante ômicron, em janeiro.

Segundo Soranz, a antecipação da reunião foi um pedido do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). O secretário explicou que, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cenário de epidemia é considerado controlado e favorável quando a porcentagem de testes positivos fica abaixo de 5%. O índice do Rio caiu para 3,9%.

"Claro que se em algum momento a gente ver aumento nos casos, nas internações, a gente pode voltar com alguma medida restritiva. Mas não é o que parece. Com uma alta cobertura vacinal, a gente está vendo outros países também retirando essas medidas restritivas, aqui no Rio de Janeiro não seria diferente”, disse Soranz.

Leia também: Por que as medidas de flexibilização da covid no Reino Unido não podem ser adotadas no Brasil

Soranz adiantou também que deve ser definido um parâmetro de cobertura da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para que o passaporte vacinal na cidade deixe de ser obrigatório. A cobertura atual na população adulta é de 99,1% com as duas doses e 53% com o reforço.

De acordo com o painel de monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), houve 1.822 casos novos da doença na capital na última segunda-feira (28), com queda desde o dia 27 de janeiro. Nos óbitos, o pico deste ano ocorreu no dia 11 de fevereiro, com 44,14 mortes na média móvel, caindo para 32,29 no dia 28.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda