Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Pandemia

Após carnaval, Ibaneis volta a flexibilizar o uso de máscaras no DF

Segundo governo, a falta de obrigatoriedade ocorre após queda na taxa de transmissão

04.mar.2022 às 12h17
Brasília (DF)
Redação

No Distrito Federal, uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório a partir da próxima semana - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta quinta-feira (3), dois dias após o fim do carnaval, que vai flexibilizar o uso obrigatório de máscaras de proteção facial em locais abertos. A medida vigorou de novembro do ano passado a janeiro deste ano, até ser revogada em meio ao aumento vertiginosos de casos de covid-19 impulsionado pela variante Ômicron. A mudança valerá a partir da próxima segunda-feira (7).  

“Diante da queda nos casos de covid-19 no Distrito Federal, a partir de segunda-feira (7) flexibilizaremos o uso de máscaras em locais abertos”, justificou o governador em publicação nas redes sociais. 

Na quarta-feira (2), a taxa de transmissão da covid-19 no DF chegou a 0,66, a mais baixa desde o início da pandemia. Quando este número é menor que 1, a tendência é a pandemia ser controlada.

:: Mortalidade é 33 vezes maior entre não-vacinados no Distrito Federal ::

Apesar disso, o DF vem registrando um número razoável de contaminações notificadas por dia. No balanço desta quinta, a Secretaria de Saúde informou que 673 novos casos.

Atualmente, o DF tem 79,82% da população com 5 anos ou mais com o esquema completo de vacinação com duas doses ou dose única. Já a dose de reforço foi aplicada 32,85% da população acima de 18 anos.

Segundo o o governo distrital, em m shows e eventos esportivos, será exigida a comprovação de vacinação com ao menos duas doses, bem como o uso de máscara, quando os eventos ocorrerem em locais fechados.

O decreto a ser editado pelo governador manterá a  obrigatoriedade da utilização de máscaras em todos os espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais. Só o uso ao ar livre estará liberado. 

Vacinação nas escolas

A Secretaria de Saúde do DF também informou nesta quinta-feira, 3, durante coletiva de imprensa, que vai enviar equipes itinerantes para vacinar crianças diretamente nas escolas da capital federal. Segundo o titular da pasta, a programação será montada junto à Secretaria de Educação e ainda não há data para o início do esquema.

“Vamos fazer o trabalho volante para que a gente possa ir às regionais de ensino e levar a vacina, principalmente nas áreas que mais necessitam da gente”, declarou o secretário. Ele não informou como será o processo e se uma autorização dos pais será exigida para que a criança seja imunizada. 

“Tudo o que diz respeitos aos locais e pais e responsáveis será colocado no planejamento”, acrescentou o secretário. A vacinação da covid-19 segue no Distrito Federal para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade. Os locais de vacinação podem ser conferidos diretamente na página da Secretaria na internet.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ELEIÇÃO PETROLÍFERA

Novo gigante do petróleo, Suriname vai às urnas para escolher governo neste domingo

Tecnologia

Acordo China-Brasil sobre Inteligência Artificial reforça pesquisas conjuntas e desenvolvimento de infraestrutura

Eleições regionais

Venezuelanos escolhem deputados e governadores e colocam governo à prova menos de 1 ano após eleição presidencial

R$43 milhões

Lula lança programa Solo Vivo no Mato Grosso ao lado de Fávaro, com entrega de máquinas agrícolas

CINEMA

Wagner Moura e Kleber Mendonça são premiados em Cannes

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.