Rio de Janeiro

PANDEMIA

Prefeitura de Caxias (RJ) retira obrigação do uso de máscaras em lugares abertos e fechados

Com taxa de positividade abaixo de 5% em testes, Rio decide na semana que vem sobre flexibilização da regra

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Prefeito informou que município tem 85,50% da população alvo imunizada com a primeira dose da vacina contra covid-19 - Fabiana Reinholz

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou nesta sexta-feira (4) um decreto que flexibiliza o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. A regra vale para todo o município e vem um dia depois de o governo do estado delegar às prefeituras a decisão sobre o fim da obrigatoriedade.

Leia mais: São Paulo, Rio e DF preparam flexibilização do uso de máscaras para a próxima semana

O decreto, assinado pelo prefeito Washington Reis (MDB), afirma que a regra "não se aplica às pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas com o coronavírus durante o período de transmissão".

Segundo o prefeito, a nova determinação leva em conta o alto número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no município de Duque de Caxias e os índices de casos em constante queda. Até o momento, a cidade aplicou mais de 1,3 milhão de doses da vacina contra a doença.

"Os números de cobertura vacinal no município apontam que 85,50% da população alvo foi imunizada com a primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nas últimas 24 horas, a taxa de positividade para a Covid-19 alcançou um dos índices mais baixos na cidade, registrando 1,37%", diz um trecho do decreto.

Capital

Na próxima segunda-feira (7), o Conselho Científico da Prefeitura do Rio se reúne com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o prefeito Eduardo Paes (PSD) para decidir se desobriga o uso de máscaras como medida de combate à disseminação da covid-19 na cidade. A reunião ocorreria no dia 14, mas foi antecipada a pedido do prefeito.

Segundo Soranz, o cenário epidemiológico no Rio é considerado controlado e positivo. Ele explicou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vê segurança quando os resultados positivos em exames de covid são menos de 5% do total de pessoas testadas. O índice de positividade do Rio caiu para 3,9% no último fim de semana.

Edição: Eduardo Miranda