Inovação no cardápio

RJ: deputados aprovam projeto que proíbe carnes embutidas e inclui opção vegetariana na merenda

O chamado “Programa de Melhoria na Qualidade da Alimentação Escolar” foi encaminhado para sanção do governador

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Projeto estabelece novidade nas unidades da Rede Faetec e no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj) - Foto: Agência Brasil

Na última quinta-feira (3), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a criação de um projeto inovador para a alimentação escolar que determina a inclusão de opções vegetarianas e a proibição de carnes embutidas no cardápio das crianças e jovens. 

O chamado “Programa de Melhoria na Qualidade da Alimentação Escolar” estabelece a novidade nas unidades da Rede Faetec e no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj). O texto foi encaminhado para sanção do governador Cláudio Castro (PL).

Segundo o projeto, as escolas deverão disponibilizar uma opção vegetariana no cardápio durante todos os dias, e as carnes ofertadas não poderão ser processadas ou embutidas, como salsichas, mortadelas e salames. 

Leia mais: Por que pequenos agricultores devem fornecer merenda escolar? O Programa Bem Viver responde

Para os alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, será elaborado cardápio especial com base nas recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricional e demandas nutricionais diferenciadas.

De autoria dos deputados Flávio Serafini (Psol) e Waldeck Carneiro (PT), o programa estabelece como diretrizes a alimentação saudável, a inclusão da educação alimentar e de práticas saudáveis no currículo escolar e o apoio ao desenvolvimento sustentável, com ênfase em alimentos produzidos localmente, preferencialmente pela agricultura familiar.

A responsabilidade técnica pela alimentação escolar caberá a um profissional nutricionista, que deverá respeitar as diretrizes previstas na legislação pertinente, dentro das suas atribuições específicas.

O Poder Executivo também deverá realizar ampla campanha junto à comunidade escolar, para esclarecimento sobre os objetivos, deveres e proibições impostos pela norma, bem como sobre o esclarecimento da população quanto aos benefícios da redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse