PANDEMIA

Fiocruz alerta para aumento de casos de Síndrome Respiratória Grave em crianças

Na população em geral, incidência de SRAGs segue caindo. Média de casos de covid-19 também é a menor em quase dois meses

|
na faixa etária até 4 anos, houve “ascensão significativa” no mês de fevereiro - José Cruz/ Agência Brasil

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta (4), aponta tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças no Brasil. Na população em geral, a incidência de SRAG se mantém em queda nas últimas semanas. Mas, na faixa etária até 4 anos, houve “ascensão significativa” no mês de fevereiro. Já nas crianças de 5 a 11 anos, os dados sugerem interrupção de queda nos resultados positivos para covid.

Rio de Janeiro e Distrito Federal foram as unidades da federação que registram maior crescimento dos casos de SRAG em crianças nas últimas três semanas. O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressaltou que o risco para os pequenos é relativamente mais alto nesse momento, já que ainda não completaram a vacinação contra a covid-19.

::Só 17% das crianças pernambucanas estão vacinadas; baixa adesão preocupa governo::

“Em função disso, é importante que os responsáveis levem suas crianças para os postos de vacinação e estejam atentos à data para a segunda dose”, disse o pesquisadoràAgência Fiocruz.

Por outro lado, na população em geral, apenas o Acre teve crescimento da incidência de SRAG no longo prazo. Somente neste ano, as autoridades de saúde já notificaram 81.713 casos da síndrome no país. Desse total, 59,9% deram resultado positivo para algum vírus respiratório. E em nove de cada dez amostras (90,1%), os pesquisadores encontraram a presença do vírus causador da covid-19.

O boletim chama atenção ainda que, com o avanço da cobertura vacinal na população adulta, as faixas etárias de 60 anos ou mais (60-69, 70-79 e 80 anos ou mais) voltaram a ser os grupos com maior incidência semanal de casos e óbitos por SRAG com resultado positivo para covid-19.

::Pediatra avisa aos pais: não é a vacina que pode matar as crianças e sim a covid-19::

Hoje, sexta-feira(04), o Brasil registrou 677 óbitos pela covid-19, maior número da semana. Ainda assim, o índice é 12% menor que o registrado na última sexta-feira (25), quando foram computados 770 óbitos. Nesse sentido, a média móvel, que continua caindo, ficou em 442 por dia, menor marca em 35 dias.

Os casos registrados nas últimas 24 horas totalizaram 69.769, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em dois dias, o aumento registrado foi superior a 100%. No entanto, essa elevação ainda pode ter relação com os dados represados durante o carnaval. Apesar disso, a média móvel de casos, que ficou em 43.365/dia, é a menor dos últimos 52 dias.

Ao todo, o país tem 651.225 óbitos pela covid confirmados oficialmente, e quase 29 milhões de casos.