Ouça e assista

8M: As ruas ocupadas “por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”

As mobilizações feministas do #8M abrem o calendário de lutas do ano de 2022

Ouça o áudio:

“Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e fome” é tema das manifestações do 8 de março deste ano - Foto: AFP
Neste atual governo, as mulheres vivem um cenário tenebroso e de guerra

Nesta terça-feira(8), no Dia Internacional de Luta da Mulher, mulheres foram às ruas de todo o país, com o lema: “Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”. A voz que ecoou de vários estados brasileiros foi a de mulheres que pedem o fim da violência de gênero, da opressão e da exploração patriarcal.

Outra pauta central das mobilizações foram as denúncias dos constantes ataques do governo de Bolsonaro contra as mulheres e os retrocessos em vários direitos já conquistados.

Além disso, elas também apontaram que são as que mais sofrem os revezes desse combinado de crise econômica, política e sanitária que atinge o país. Batuques, intervenções artísticas, faixas e gritos de ordem passaram o recado das mulheres de todo o Brasil.

Maria Fernanda Marcelino, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, participa do Entrevista Central, do programa Central do Brasil, e retoma as principais bandeiras de luta dos atos nacionais do 8M.

"Nós sabemos que em momentos de crise e quando as situações se agravam, é a vida das mulheres que mais precariza, em especial a vida das mulheres negras. A maioria dos lares são chefiados por mulheres, isso significa que a fome ,inflação, o desemprego e a falta de renda afeta mais diretamente as mulheres", expõe.

E tem mais!

O quadro Nacional expõe os principais direitos conquistados pelas mulheres, como a Lei Maria da Penha, disque denúncia e Casa da Mulher Brasileira e conversa com mulheres de vários estados do país sobre a influência do movimento feminista em suas vidas. O Embarque Imediato traz informações direto de Brasília sobre o ato do dia oito de março na capital do país. A Parada Cultural  indica o podcast: "O que tem pro almoço", de Letícia Massula. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Matheus Alves de Almeida