Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

8 de Março

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia realiza lives em tributo às mulheres

Nesta quarta-feira (9) haverá lançamento online do livro “A Anatomia Política” de Nicole-Claude Mathieu

08.mar.2022 às 09h45
Porto Alegre
Redação

Primeira live nesta quarta, às 17h30, pode ser acompanhada pelo Canal YouTube FSMJD_TV - Divulgação

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) realizará nesse mês de março, sempre às quartas-feiras, uma live em tributo às mulheres. O objetivo é apresentar múltiplos temas contributivos para se pensar o sentido complexo e multifacetado do sentido de ser mulher e protagonista.

A atividade desta quarta-feira, (9), a partir das 17h30, fará o lançamento online de “A Anatomia Política”, da socióloga e antropóloga francesa Nicole-Claude Mathieu (EDUFBA, 2021). Primeiro livro da série “Traduções feministas”, da Coleção Bahianas (NEIM/UFBA), é uma realização conjunta do FSMJD com o Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre a Mulher e com o Institut du Genre. 

Segundo a organização, a ação também envolve os esforços do Fórum para garantir em sua programação uma agenda internacional e contará com a participação de grandes nomes que discutirão a importância da obra de Nicole-Claude Mathieu que tem o objetivo de analisar a realidade de exploração das mulheres em diferentes culturas, incluindo a da origem da autora.

A partir de um mosaico diverso e em diálogo com importantes produções da Antropologia e da Sociologia, Mathieu propõe uma interpretação inovadora das relações sociais que provocam a hierarquia entre os gêneros. Do papel social da maternidade aos determinantes materiais da consciência das(os) dominadas(os), ela busca compreender como se sustentam as relações hierárquicas entre sujeitos e alerta sobre as construções socioculturais e históricas feitas a partir das anatomias. 

O lançamento contará com as presenças de Jules Falquet, Helena Hirata, Gail Pheterson, Betânia Ávila, Mirla Cisne, Renata Gonçalves, Betânia Ávila, Maira Abreu, Verônica Ferreira, Izabela Moi, Bárbara Castro e Paula Freitas, além das pesquisadoras do Neim/UFBA Izaura Cruz (coordenadora) e Maíra Kubík Mano (responsável pela tradução).

Transmissão no Canal YouTube FSMJD_TV.

Inscrições para participar no Zoom (vagas limitadas): https://forms.gle/HSovay1WtxKgNWk87. 

Canais para aquisição do livro: www.estantevirtual.com.br e www.amazon.com.br

O FSMJD acontecerá presencialmente de 26 a 30 de abril de 2022, em Porto Alegre. Será o encontro desse movimento de resistência das forças sociais progressistas frente aos constantes ataques ao Estado Democrático de Direito que assolam o Brasil, a América Latina, e outras partes do mundo. Ao todo, o FSMJD está organizado em torno de cinco grandes eixos: Democracia e as Forças Sociais, Capitalismo e desigualdades, Direitos de grupos Vulnerabilizados, Comunicação e Tecnologias e Cultura e conta com a participação de 191 entidades.

Mais informações acesse site fsmjd.org.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Censo IBGE

Sociólogo vê ‘cansaço’ com extremismo político como fator de freio ao crescimento evangélico no Brasil

Mobilidade desigual

BdF e Fundação Rosa Luxemburgo lançam documentário ‘Tarifa Zero: Cidade em Disputa’, sobre mobilidade urbana desigual

AGROBIODIVERSIDADE

Plantas Alimentícias Não Convencionais voltam a ser destaque desde São Lourenço do Sul (RS)

Fé e luta

48ª Romaria da Terra do RS tem tema e lema definidos

futuro possível

Mais de 30 entidades indígenas exigem poder de decisão efetivo na COP30 e proteção dos territórios como ação climática prioritária

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.