8 de Março

Durante o mês de março, Fórum Social Justiça e Democracia realiza lives em tributo às mulheres

Nesta quarta-feira (9) haverá lançamento online do livro “A Anatomia Política”, de Nicole-Claude Mathieu

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Primeira live nesta quarta, às 17h30, pode ser acompanhada pelo Canal YouTube FSMJD_TV
Primeira live nesta quarta, às 17h30, pode ser acompanhada pelo Canal YouTube FSMJD_TV - Foto: André Ávila / Agencia RBS

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) realiza neste mês de março, sempre às quartas-feiras, uma live em tributo às mulheres. A atividade desta quarta-feira, (9), a partir das 17h30, será o lançamento online do livro “A Anatomia Política”, da socióloga e antropóloga francesa Nicole-Claude Mathieu (EDUFBA, 2021). O evento será transmitido pelo Canal YouTube FSMJD_TV.

Esse é o primeiro livro da série “Traduções feministas”, da Coleção Bahianas (NEIM/UFBA), e é uma realização conjunta do FSMJD com o Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre a Mulher e com o Institut du Genre. 

Leia mais: No campo e na cidade, mulheres se unem contra o machismo e a fome; veja como foi o 8 de março

Segundo a organização, a ação envolve os esforços do Fórum para garantir em sua programação uma agenda internacional. O lançamento contará com a participação de grandes nomes discutindo a importância da obra de Nicole-Claude Mathieu, que analisa a realidade de exploração das mulheres em diferentes culturas, incluindo a da origem da autora.

A partir de um mosaico diverso e em diálogo com importantes produções da Antropologia e da Sociologia, Mathieu propõe uma interpretação inovadora das relações sociais que provocam a hierarquia entre os gêneros. Do papel social da maternidade aos determinantes materiais da consciência das dominadas, ela busca compreender como se sustentam as relações hierárquicas entre sujeitos e alerta sobre as construções socioculturais e históricas feitas a partir das anatomias. 

O lançamento contará com as presenças de Jules Falquet, Helena Hirata, Gail Pheterson, Betânia Ávila, Mirla Cisne, Renata Gonçalves, Betânia Ávila, Maira Abreu, Verônica Ferreira, Izabela Moi, Bárbara Castro e Paula Freitas, além das pesquisadoras do Neim/UFBA Izaura Cruz (coordenadora) e Maíra Kubík Mano (responsável pela tradução).

Fórum presencial em abril

O FSMJD acontecerá presencialmente de 26 a 30 de abril de 2022, em Porto Alegre. Será o encontro dos movimentos de resistência, das forças sociais progressistas frente aos constantes ataques ao Estado Democrático de Direito que assolam o Brasil, a América Latina, e outras partes do mundo.

:: "É hora da resistência às investidas fascistas da extrema direita", diz militante do FSMJD ::

Ao todo, o FSMJD está organizado em torno de cinco grandes eixos: Democracia e as Forças Sociais, Capitalismo e desigualdades, Direitos de grupos Vulnerabilizados, Comunicação e Tecnologias e Cultura e conta com a participação de 191 entidades.

Mais informações acesse site fsmjd.org.

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko