Paraíba

CULTURA

Projeto "Culinária Indígena com Potira Tabajara" começa neste domingo (13)

Serão realizado 3 encontros com rodas de conversa, degustação da culinária tradicional e compartilhamento de receitas

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Projeto de Culinária Indígena de Potira Tabajara. - Reprodução

Potira é de etnia tabajara, representante do povo tabajara do litoral sul da Paraíba, e, a partir deste domingo (13) vai estar reafirmando a culinária tabajara, por meio do projeto "Culinária Indígena com Potira Tabajara", resultado da Lei Aldir Blanc. O projeto constrói caminhos de incentivo às práticas gastronômicas indígenas paraibanas Nele, serão realizados três encontros para discutir receitas indígenas. Nestes encontros serão realizadas rodas de conversa, degustação da culinária tradicional e compartilhamento de receitas por Potira Tabajara. O primeiro deles acontece já neste domingo (13), a partir das 15h, na Aldeia Barra de Gramame, no município de Conde. 

 "É muito importante trazer a nossa cultura, a cultura da nossa etnia, a dança, a cantoria, as comidas, os nossos rituais. Tudo o que nós perdemos, nós estamos recuperando", afirmou Potira Tabajara, que também falou da importância de receber cada pessoa nesses encontros. "É com muita honra que vamos receber cada um de vocês na nossa aldeia, sintam-se todos convidados, nós receberemos vocês de braços abertos. Vamos fazer degustação de caldinhos e alguns outros pratos vão ser comercializados", explicou Potira.


Potira Tabajara e o tradicional peixe frito com batata. / Reprodução

Além do encontro deste dia 13, terá o do dia 18 de março (sexta), na Feira de Jaguaribe, em João Pessoa, às 16h, e para finalizar as ações do projeto, vai acontecer um encontro educativo na escola Prof. João da Cunha Vinagre, em Conde, com data e horário a serem definidos.

Para mais informações, entrem em contato pelo instagram @potiratabajara.
 

Edição: Heloisa de Sousa