Covid-19

Professores do Distrito Federal defendem obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas

Para Sindicato, decisão do governo foi tomada sem apresentar estudos que comprovem estabilidade ou queda de infecções

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
“Para as escolas públicas do DF, a suspensão desse protocolo de segurança tem potencial para estabelecer um cenário sanitário no mínimo preocupante” aponta a entidade em nota. - Fotos: Arquivo Sinpro-DF

Na quinta-feira (10), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou que o uso de máscara em lugares fechados não será mais obrigatório na capital federal. Em determinação anterior, para lugares abertos, a liberação foi feita no último dia 7.

Continua após publicidade

Leia mais: DF acaba com obrigatoriedade de máscaras mesmo em locais fechados

De acordo com o Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF), a decisão do governo foi feita sem a apresentação de estudos científicos que comprovem estabilidade ou queda do número de infecções, internações e mortes pela covid-19 com o fim do uso das máscaras.

“Para as escolas públicas do DF, a suspensão desse protocolo de segurança tem potencial para estabelecer um cenário sanitário no mínimo preocupante” aponta a entidade em nota.

Leia também: Poder público começa a deixar a máscara de lado no Brasil: o que pensam especialistas?

A determinação publicada no Diário Oficial do DF não especifica se o fim do protocolo de segurança será adotado também nas escolas públicas. Em tese, as medidas de segurança adotadas na rede de ensino são definidas pela própria Secretaria de Estado de Educação.

O Sinpro-DF informou que a Secretaria de Educação ainda não se manifestou sobre alterações nos protocolos de segurança estabelecidos para as unidades escolares.

A entidade destaca que a maioria dos estados e capitais que experimentam a liberação do uso de máscara manteve a necessidade do cumprimento do protocolo dentro de sala de aula. Entre eles Belo Horizonte, Boa Vista, Macapá, Campo Grande e São Paulo.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino