SÓ SOBE

Líder dos caminhoneiros articula união com trabalhadores de aplicativo contra preço da gasolina

"Pauta do combustível é de toda a sociedade", diz presidente de associação, ao anunciar união com outras categorias

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Wallace Landim, o “Chorão”, é presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores - Divulgação

Wallace Landim, o Chorão, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e líder da greve dos caminhoneiros em 2018, está empenhado em construir uma articulação nacional com trabalhadores de aplicativos para protestar contra o aumento da gasolina. 

Em entrevista ao Brasil de Fato, Chorão afirmou que está a caminho de São Paulo para uma série de encontros com diferentes segmentos e categorias do setor de transportes, entre eles os motoboys e trabalhadores ligados a aplicativos, como Ifood, Rappi e Uber.

"A gente precisa começar é com o pessoal do fretamento, das cargas próprias, do segmento urbano, dos motoristas de aplicativo, do Sindicato dos Motoboys, com todo mundo do setor de transporte para lutar pela nossas famílias", afirmou.

:: Justiça dá três dias para governo Bolsonaro explicar aumento da gasolina ::

O líder dos caminhoneiros apontou semelhanças nas dificuldades enfrentadas pelas duas categorias, além do preço do combustível. Chorão apontou a questão dos "atravessadores" do serviço, condição que seria vivenciada no ambiente urbano e nas estradas de maneira similar.

"Os motoristas de aplicativo também sofrem muito porque hoje existe um oligopólio dentro do setor, que é referente aos apps. Eles trabalham e ainda ficam sugando cada vez mais, como os caminhoneiros, que também têm os atravessadores. Cada viagem deles, ganham de 40% até 50% em cima de cada motorista. Com a questão da manutenção, não fecha conta", afirmou.

Leia também: Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

Chorão criticou a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas disse que o momento crítico exige união e a participação de toda a sociedade.

"Essa pauta do combustível – e digo isso alertando e tentando conscientizar toda a população – é a pauta de toda a sociedade e de todos os segmentos em conjunto. Algumas empresas fizeram algumas manifestações, outras já estão parando é uma porcentagem da frota", disse.

"Ficou inviável trabalhar"

Na semana passada, o Brasil de Fato publicou entrevista com Carlos Alberto Litti Dahmer, o Litti, caminhoneiro autônomo e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

Litti disse que não sabe se conseguirá seguir trabalhando na boleia de seu caminhão após a Petrobras anunciar um reajuste de 24,9% no preço do diesel na última quinta-feira (10).

“Não há mais condição de trabalhar”, pontuou. “Não tem como acomodar um aumento desse no combustível no preço de um frete”, argumentou.

Segundo Litti, ainda antes do reajuste, o custo do diesel já comprometia cerca de 60% do ganho com um frete realizado por um caminhoneiro no país. O percentual é alto justamente porque, desde janeiro de 2021, o combustível foi reajustado pela Petrobras 11 vezes.

O reajuste mais recente foi o maior. Segundo estimativas do Observatório Social da Petrobras (OSP), ele fará com que o preço médio do litro do diesel em postos do país encoste na marca dos R$ 6,50.  

Litti disse que caminhoneiros, assim como empresas de transporte em geral, não podem arcar com o reajuste. “Não há mágica. Quem consegue, de um dia para outro, se adaptar a um aumento de 25% no seu custo?”, questionou, em tom de revolta.

Edição: Rebeca Cavalcante