educação

Acesso à internet e currículo são desafios da educação no campo; entenda no Programa Bem Viver

Pandemia acirrou desigualdades entre escolas rurais e urbanas, segundo especialistas

Ouça o áudio:

Historicamente, o MST debate e desenvolve alternativas para educação no campo pensando a realidade dos camponeses - Divulgação/MST
Transporte escolar segue um desafio nas zonas rurais

Historicamente colocado em segundo plano, o ensino nas zonas rurais do país ficou em uma situação ainda mais delicada durante a pandemia, principalmente pela falta de acesso qualificado dos estudantes e professores a internet. Para especialistas, a dificuldade de conexão aumentou as desigualdades na qualidade de ensino entre estudantes que vivem na cidade e no campo

Continua após publicidade

Questões pré-pandemia também seguem como desafios, em especial a garantia de transporte escolar e a ausência de um currículo pedagógico alinhado com a realidade dos estudantes do campo. Segundo movimentos populares, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem fechado os olhos para a pauta.

Para se aprofundar no tema, a edição de hoje (17) do Programa Bem Viver repercute uma conversa com o professor Valter de Jesus Leite, membro do coletivo de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela foi feita pelo repórter Afonso Bezerra para o programa Central do Brasil, uma parceria do Brasil de Fato com a TVT.

Elon Musk na Amazônia

O governo Bolsonaro facilitou, de forma ilegal, a atuação de uma empresa do milionário Elon Musk na Amazônia. Neste processo, o governo pressionou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que ela liberasse a atuação de uma empresa em território nacional.

A Anatel, porém deveria ter independência para definir a questão, sem interferência externa, afinal ela é um órgão fiscalizador. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Brasil de Fato, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Elon Musk é um empresário sul africano do ramo da tecnologia que sempre figura entre as pessoas mais ricas do mundo. Ele tem várias empresas, como a Tesla que fabrica carros elétricos, e a Space X, que quer promover turismo espacial.

Turismo comunitário

Em Santarém, no Pará, o Lago do Maicá é uma das preciosidades ambientais da Amazônia e um território sagrado para povos indígenas. Mas é também uma das maiores ambições de empresas portuárias que querem transformar o local em uma rota de escoamento de commodities.

Para tentar barrar o projeto, jovens do bairro Pérola do Maicá estão pondo em prática uma ação de turismo comunitário. O objetivo da iniciativa é mostrar para a população e para o governo como é possível gerar renda sem comprometer o modo de vida tradicional e a sustentabilidade.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes